Cotidiano

Maior avião do mundo tem decolagem adiada em São Paulo

SÃO PAULO – Prevista para as 8h desta terça-feira, a decolagem do maior avião do mundo do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi adiada para 19h30. O atraso aconteceu devido à demora para carregar a aeronave Antonov 225, que seguirá para Santiago, no Chile.

Estacionado, o Antonov ocupa a mesma área utilizada por sete Boeing 737. Para abastecê-lo, são necessários de três a quatro horas. Ele pode receber até 250 toneladas no compartimento de cargas. O equipamento que demorou para ser colocado no avião é um transformador capaz de alimentar 65 mil domicílios com energia elétrica.

A chegada do maior avião do mundo ao Aeroporto de Guarulhos na noite desta segunda-feira levou centenas de pessoas ao aeroporto. Antes, o Antonov havia pousado no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, onde também atraiu a atenção de curiosos.

A aeronave foi construída entre 1984 e 1988 como parte do programa espacial da União Soviética. O objetivo inicial era que ele transportasse ônibus espaciais soviéticos. Com o tempo, acabou sendo transformado em um avião de carga.