Cotidiano

Maior aeronave do mundo cai em voo teste

LONDRES – A aeronave mais comprida do mundo, a Airlander 10, fez um pouso forçado após um voo de teste em Bedfordshire, no centro da Inglaterra, informou nesta quarta-feira a fabricante britânica Hybrid Air Vehicles nesta quarta-feira.

A aeronave, que é mais longa do que seis ônibus em linha, sofreu danos no pouso em seu segundo voo de teste, informou a empresa privada, acrescentando que todos os tripulantes estão sãos e salvos.

A Hybrid Air Vehicles negou uma reportagem da rede BBC segundo a qual a aeronave tinha atingido um poste.

“Não ocorreu nenhum dano em pleno ar”, disse a companhia no Twitter. Não foi possível contatar a Hybrid Air Vehicles por telefone de imediato.

O Airlander 10, que tem 92 metros de comprimento, fez seu primeiro voo de teste no começo deste mês, e a empresa publicou fotos do veículo nos céus antes do incidente desta quarta-feira.

Assim que o conceito da aeronave for provado, a Hybrid Air Vehicles acredita que o gigante preenchido com gás hélio será capaz de se manter no ar por até duas semanas, e que clientes em potencial podem querer usá-lo para transportar cargas, levar assistência, fazer vigilância, comunicações ou atividades de lazer.

O Airlander 10, que pode levar até 48 passageiros, decola e pousa verticalmente, o que significa que dispensa uma pista, e também pode ser operado em campos abertos, desertos, no gelo ou na água.

Em março a Hybrid Air Vehicles disse à Reuters que até 2018 almeja estar construindo 12 aeronaves por ano.