Cotidiano

Maio Amarelo também teve "Agente de Trânsito por um Dia" hoje

Gustavo e Renato vivenciaram nesta manhã a rotina dos agentes da Cettrans no trânsito de Cascavel

Hoje (11) foi a vez dos estudantes Gustavo Bera, da Escola Municipal Gladis Maria Tibola, do Centro; e Renato Augusto da Silva, da Escola Municipal Hermes Vezzaro, do Bairro Santo Onofre, participarem do projeto "Agente de Trânsito por um Dia", que nesta segunda edição do ano integrou as ações do movimento Maio Amarelo. Eles passaram a manhã acompanhando a rotina de agentes de trânsito para conhecer o trabalho dos mesmos.

O primeiro compromisso foi no leilão de veículos da Cettrans no auditório da Prefeitura, onde receberam as primeiras instruções para as atividades.

Eles participaram de ações práticas nas ruas, conheceram como funcionam as botoeiras para pedestres nos semáforos, o EstaR (Estacionamento Regulamentado), o monitoramento na Central na Cettrans, o uso correto das ciclovias e pistas de caminhadas, entre outras que competem aos agentes. Ao meio-dia regressaram às escolas.

Os meninos participaram da atividade com o compromisso de multiplicar o que aprenderam entre os colegas, na escola, de maneira que a socialização do saber estimule a construção coletiva do aprendizado "e que o efeito multiplicador chegue até a comunidade escolar, promovendo a consequente mudança comportamental entre os adultos principalmente", ressaltou o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro.
O público-alvo do Agente de Trânsito por um Dia são os estudantes do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública e particular do Município. Um aluno de cada turno representa a escola, vivenciando o trabalho dos Agentes de Trânsito.

Como participar
Antes da seleção do aluno, a escola é estimulada a discutir a temática e a realizar a produção acadêmica com todos os alunos, o que resulta em textos, desenhos, pinturas e poesias. O "agente" é sorteado e no dia agendado é apanhado na escola pelos Agentes de Trânsito.

Maio Amarelo enfatiza as mães nesta sexta

As ações do movimento Maio Amarelo continuam até o fim deste mês, com objetivo de conscientizar para a atenção à vida no trânsito, evitando mortes por acidentes.

Diariamente são realizadas atividades de conscientização. Nesta sexta-feira (12) a ênfase está nas mães, em função do segundo domingo de maio, quando se comemora o dia delas, 13 de maio.

Amanhã (12), às 10 horas, na Avenida Brasil em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, em parceria com a Unipar o movimento enfoca a Saúde das Mães, com realização de exames e orientações diversas sobre saúde e cuidados no trânsito. No mesmo local e horário, Cettrans e Cotrans irão homenagear as mães com entrega de flores e conscientizando do papel delas como exemplo no trânsito. São parceiros nesta atividades também Cirilo Eventos, Farmácia Estrela, Centro A e Rotary Cascavel Leste.