Cotidiano

Maio Amarelo em Foz: Diretoria de Bem-Estar Animal promove ação de conscientização na Avenida Paraná

Ação educativa será próxima à pista de caminhada a partir das 9h, como parte da programação do Maio Amarelo Animal

Maio Amarelo em Foz: Diretoria de Bem-Estar Animal promove ação de conscientização na Avenida Paraná

 

A Secretaria de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário de Foz do Iguaçu promove, através da Diretoria de Bem-Estar Animal, nesta terça-feira (24), a partir das 09h, uma ação educativa na Avenida Paraná, referente ao Maio Amarelo Animal.

Também será feita uma pesquisa com as pessoas que utilizam a pista de caminhada da via para levantar dados a respeito das condutas e conhecimentos da população relacionados aos passeios com animais no trânsito.

A ação conta com o apoio da Itaipu Binacional, que instalou as placas orientativas no Gramadão e na Avenida Araucária com informações sobre regras de trânsito e a legislação vigente a respeito da condução correta de animais em vias públicas e dentro de veículos.

Também tem apoio do Consórcio Ponte Brasil Paraguai e da Gráfica Ideal, que garantiram os materiais necessários, e dos acadêmicos do curso de Auxiliar de Veterinária da SIEP (Sistema de Ensino Profissionalizante), que atuam como voluntários na campanha.

Maio Amarelo Animal

A campanha Maio Amarelo Animal inova e traz um tema de grande importância para o mês em que são abordados os cuidados no trânsito para evitar acidentes: as regras de trânsito envolvendo o passeio correto com animais.

Dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologias de Estradas (CBEE) apontam que a cada segundo 15 animais perdem a vida no trânsito no Brasil. Aqui no município, 60% dos animais que andam pelas ruas possuem tutores que permitem seu livre acesso às vias, segundo pesquisa do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Esta conduta pode provocar acidentes de trânsito e oferece risco à vida dos animais.

O Código de Trânsito Brasileiro também rege diversas normas sobre a condução de animais dentro de veículos, que devem ser respeitadas e seguidas para prevenir acidentes.

Assessoria