Cotidiano

Maia terá força para votar ajuste fiscal e reformas, dizem líderes da base

rodrigo-maiaBRASÍLIA ? Líderes da base governista acreditam que o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), terá força para encaminhar a pauta de votação de projetos prioritários para o ajuste fiscal do governo interino de Michel Temer, inclusive reformas impopulares, como a trabalhista e da Previdência. No entanto, eles não acreditam que os votos recebidos na eleição, de partidos de oposição de esquerda, significam uma aliança para aprovação de matérias de interesse do governo.

? Tenho certeza que o Rodrigo irá priorizar e tocar a pauta do ajuste. Agora é hora de responsabilidade, não vamos nos furtar a enfrentar o desafio das reformas. Mas, não acredito que a oposição entre na pauta das reformas, apesar de o Rodrigo ter bom trânsito com eles ? garante o líder do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM).

? O diálogo é importante para o bom andamento da casa. Mas quem quem vai garantir as votações é a base aliada ? completa o líder do PMDB, deputado Baleia Rossi (SP).

Rodrigo maia

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), diz que o compromisso de Rodrigo com os partidos da base que o apoiaram é que enfrente e encaminhe, inclusive, as reformas mais difíceis.

? Essa é nossa expectativa. Que o Rodrigo faça logo agora o que tem que ser feito, para que não precise fazer lá na frente. Temos que fazer um pacto com os partidos para enfrentar, além da pauta econômica, também a pauta política, com aprovação das cláusulas de barreira, que não é para matar nenhum partido. Ele tem que ter coragem de enfrentar isso ? diz Aécio.

O líder do PT, Afonso Florense (PT-BA), avisa que, apesar de ter liberado a bancada para votar contra Rogério Rosso (PSD-DF), candidato do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), isso não significa uma trégua no combate ao ?golpe? e a pauta governista.

? O PT orientou derrotar Cunha e liberou parlamentares que não tivessem conforto para votar. Vamos continuar a lutar contra o golpe e contra a pauta do governo interino de retirada de direitos econômicos, sociais e trabalhistas. Vamos fazer oposição. Temer e Maia não terão paz ? promete Florence.

Aécio acredita que o bom trânsito que Rodrigo Maia mostrou com partidos de esquerda para garantir sua eleição irá distensionar as relações com a oposição na Câmara. Mas, não acredita que isso resultará em uma aliança programática para ajudar a aprovar a pauta Temer na Casa.

? A relação do Rodrigo com a esquerda não será programática, será procedimental. Vai fazer um pacto com partidos da oposição para garantir espaços, boas relatorias, não uma aliança para aprovar matérias da pauta governista, que são matérias onde se almeja consenso. O PT e o PCdoB não vão embarcar nessas questões econômicas ? afirma Aécio.