Cotidiano

Maia se irrita com obstrução do PT e retira repatriação de pauta

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), se irritou com a obstrução do PT e retirou de pauta o projeto que regulamenta a Lei da Repatriação. E avisou: esse projeto não volta mais à pauta de votação. Pouco antes, Maia havia anunciado em tom de comemoração um acordo com os governadores, que haviam aceitado ficar com apenas uma parte da multa a ser paga por aqueles que fizerem a repatriação dos seus recursos no exterior.

Maia culpou o PT pelo fracasso do acordo:

? Essa matéria não volta mais à pauta.

Maia, ao presidir a sessão da Câmara, disse que o governador do Piauí, Wellington Fagundes, telefonou e comunicou que os governadores aceitaram o acordo. Os governadores se reuniram com Maia pela manhã e depois foram fazer um encontro em separado.

O relator do projeto da regulamentação da Lei da Repatriação, Alexandre Baldy (PTN-GO), disse que há acordo e chegou a coeçar a ler o parecer final. Mas o PT pediu retirada de pauta, e depois o pedido foi reforçado pelo PSOL.

_ OU votamos hoje, ou não haverá mais tempo. Porque esse projeto tem prazo (para passar na Câmara e no Senado) _ disse Maia, mais cedo, que negociou com os governadores e com o presidente Michel Temer.

Baldy explicou que, sem a alteração, o prazo final para adesão é 31 de outubro e que governadores e prefeitos perdem recursos.

_O acordo previa que 15% da multa de todos que aderirem ao programa fossem objeto de compartilhamento. O IR já é compartilhado. Não se votando essa alteração da proposta, governadores e prefeitos perderão. O excedente de R$ 25 bilhões de multa seria compartilhada _ disse Baldy.