Cotidiano

Maia nomeia deputado do PDT para Relações Internacionais da Câmara

BRASÍLIA — O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao GLOBO, nesta terça-feira, que fez mais mudanças nos cargos administrativos da Casa. Ele nomeou o deputado Mário Heringer (PDT-MG) para a Secretaria de Relações Internacionais.

O cargo era cobiçado por várias legendas, entre elas o PR, único partido do centrão a fechar apoio a Maia no segundo turno da eleição para presidente da Câmara, porque o posto permite ao titular acompanhar viagens internacionais em missões oficiais da Casa.

O presidente foi eleito para presidir a Câmara com ajuda de legendas de esquerda, entre elas o PDT, que declarou apoio ao parlamentar no segundo turno, assim como o PCdoB. Dividido, o PT não fechou questão, mas boa parte votou em Rodrigo Maia. Cerca de 30 deputados resolveram não participar da votação no segundo turno.

O cargo estava nas mãos do deputado Átila Lins (PSD-AM), do partido de Rogério Rosso (DF), derrotado por Maia no segundo turno. O centrão, com exceção do PR, apoiou a candidatura de Rosso.