Cotidiano

Maia indica deputado tucano como relator da reforma trabalhista

BRASÍLIA – Em entrevista à GloboNews logo após sua reeleição, nesta quinta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou que irá indicar como relator da reforma trabalhista o deputado Rogério Marinho (PSDB-RN). A previsão é que a Casa crie, já na próxima semana, uma comissão especial que via analisar o tema. Maia defendeu também que essa comissão tenha uma composição liberal, que contemple efetivamente o ponto de vista do trabalhador.

A proposta de reforma trabalhista do governo foi anunciada pelo presidente Michel Temer no fim do ano passado. Se aprovado na Câmara, o projeto prevê a negociação de 12 pontos, como: férias, jornada de trabalho, banco de horas, fim do acordo coletivo, programa de seguro-desemprego e outros. A negociação entre patrões e sindicatos passaria a ter valor tão importante quanto as regras da CLT.

Maia defendeu, ainda, a importância das reformas para o equilíbrio das contas do Estado. De acordo com ele, a ineficiência e o excesso de gastos vêm prejudicando o trabalhador brasileiro:

? É por isso que as reformas são importantes. Assim, nós teremos condições de, em 2018, entregar um país com a economia crescendo, o desemprego caindo e, principalmente, as taxas de juros caindo ? afirmou o parlamentar.

(*Estagiária, sob a supervisão de Eliane Oliveira)