Cotidiano

Maia e Temer recebem deputados para consolidar apoio à PEC do teto

Temer_Twitter.jpg

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, recebeu na residência oficial na noite desta segunda-feira deputados da base aliada para arregimentar apoio à votação em segundo turno nesta terça-feira da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. O evento contou com a presença do presidente Michel Temer e de pelo menos seis ministros, entre os quais Henrique Meirelles, da Fazenda.

O governo espera aprovar a PEC do teto de gastos definitivamente na Câmara, para que o texto seja encaminhado ao Senado Federal. Na manhã de terça-feira, Maia deverá receber líderes da oposição também na residência oficial para um café-da-manhã, no qual pretende tratar principalmente de reforma política.

Em um evento em prol do controle de gastos, paralamentares reservadamente reclamaram do cardápio econômico do coquetel, em que foram servidos caldos na varanda da residência, sem bebidas alcoólicas.

Segundo pessoas presentes, Temer e Meirelles circularam entre rodas de deputados em conversas informais, tirando dúvidas sobre a PEC. Deputados da base calcularam a presença de pelo menos 270 parlamentares no local. O presidente divulgou fotos do evento em uma rede social.

– Foi uma confraternização com deputados. A base do governo está preparada para votar, e passando na Câmara, passa no Senado rapidamente – disse Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário.

O governo espera que a votação represente uma reafirmação da força da base do governo e, eventualmente, até ampliando o número de 366 votos favoráveis no primeiro turno de votação. Por isso, o esforço com o presidente e ministros de tentar reverter votos até a tarde desta terça-feira.

Porém, Rogério Rosso, líder do PSD, disse que, se o placar inicial for mantido e mesmo se a PEC 241 for aprovada pelo número mínio, já será uma grande vitória ao governo. Ele lembrou que há parlamentares em viagens oficiais.

– O primeiro turno mostrou larga vantagem ao governo. Mas a aprovação em segundo turno já pode ser comemorada – disse Rosso.

Na chegada dos deputados ao evento, um grupo de manifestantes protestava contra a PEC. Protestos estão previstos para ocorrer na Esplanada dos Ministérios também nesta terça-feira.