Cotidiano

Maia é alvo de protestos de eleitores contra anistia ao caixa 2

Rodrigo Maia.jpgBRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vem sendo alvo de uma enxurrada de mensagens de texto nos últimos dias com apelos para que a votação do projeto das medidas de combate à corrupção, aprovado em comissão na última quarta-feira, seja nominal.

Anistia caixa 2

Outro ponto que os manifestantes pedem por escrito é que ele não deixe prosperar qualquer manobra que anistie atos de caixa dois e crimes correlatos cometidos antes da aprovação do projeto, cuja votação deve acontecer na próxima terça-feira. O relator da matéria na comissão foi o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS).

“Queremos votação nominativa (sic). O senhor é o presidente da Câmara, pode decidir”, diz um trecho de uma das mensagens de texto enviadas ao presidente.

Na quinta-feira, depois de horas de articulação entre Maia e líderes partidários, num encontro que varou a madrugada, a Câmara aprovou a urgência para a apreciação do projeto, mas rejeitou requerimento para que todos os pontos do projeto fossem votados nominalmente. Temendo o desgaste, os maiores partidos se posicionaram contra o requerimento apresentado pelo líder do PSOL, deputado Ivan Valente (SP), que pedia a votação nominal. Ela garante que cada parlamentar se posicione individualmente sobre o tema que está sendo votado, com o nome dele aparecendo no painel eletrônico do plenário da Casa.

Nas mensagens que pressionam Rodrigo Maia, os autores do texto também pedem que ele não pense em agradar os deputados ou negociar para se reeleger para a presidência da Câmara, mas apelam que ele pense no que quer a sociedade e que pense em sua reeleição para o mandato de deputado federal.

?Não pense em negociar para ser reeleito presidente da Câmara, pense em atender à sociedade, pense na sua reeleição. Votação nominativa! Não à reeleição de ladrão!?, diz a mensagem.

Nas redes sociais, os eleitores também já se movimentam. Além de passeatas já marcadas em São Paulo, o grupo ?Vem Pra Rua?, que pedia o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, chamou manifestantes para um ato na porta da casa de Rodrigo Maia na manhã de domingo. Há ainda um site, com a assinatura de mais de 30 mil pessoas, que pede que a população se mobilize contra a anistia ao caixa dois.