Cotidiano

Maia diz que técnicos da Fazenda não podem ?querer ganhar tudo?

201610101305335427.jpg

BRASÍLIA – Depois da votação, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira que não havia condições políticas de aprovar as contrapartidas dos estados que o Ministério da Fazenda queria dentro do programa de Recuperação Fiscal, de ajuda aos estados em calamidade financeira. Ele fez varias críticas à falta de sensibilidade, aos “corações dos técnicos da Fazenda”.

estados_2012

O presidente da Câmara desconversou sobre vetos.

? Se não tivéssemos votado, não teríamos nem a esperança da sanção e nem o risco do veto. Não acho que foi uma votação contra o governo. Os técnicos da Fazenda sempre querem mais, querem um arrocho maior, só que a crise que o Brasil vive não foi vista nem na segunda guerra mundial, não dá para que os técnicos da fazenda, o pessoal do mercado financeiro, que tem um coração que não bate com emoção, queiram ganhar tudo ? disse ele.

Maia disse ainda que a Câmara aprovou “80% do que a Fazenda queria”, afirmando que o mais importante foi o teto de gastos para os estados que fizerem a renegociação das dívidas, que se trata de um alongamento por 20 anos. Mas esse teto não está na Recuperação Fiscal.

? Não dá para ser 100% do jeito que a Fazenda queria, mas fizemos do melhor jeito possível. O Ministério da Fazenda queria uma contrapartida maior, mas a maioria delas já haviam sido retirada no projeto original. Tenho certeza que hoje tivemos uma grande vitória, porque conseguimos aprovar o teto dos gastos dos estados por dois anos. É uma grande vitória, os estados estão em um estado de calamidade. Aquelas contrapartidas incluídas de última hora no Senado a Câmara não tinha viabilidade de aprovar ? disse Maia, ressaltando:

? Aumentar o aumento da contribuição previdenciária no dia 20 de dezembro em um projeto que saiu do Senado?!

Ele disse que conversou antes da votação com o presidente Michel Temer e avisou que a base votaria.

Perguntado se atuação do líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), que é do chamado centrão, não era na verdade uma reação à sua candidatura à Presidência da Casa, Maia sorriu e foi irônico:

? Imagina se o André Moura faria isso…