Cotidiano

Maia diz que PEC será aprovada na terça-feira e que Previdência só em 2017

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta segunda-feira que a Câmara deve aprovar em segundo turno a Proposta de Emenda Constitucional 241, a chamada PEC que fixa o teto dos gastos públicos. Maia disse ainda que isso fechará um o “primeiro ciclo de reformas na Câmara” e anunciou, pela primeira vez, que a reforma da Previdência só deve ser votada no plenário da Câmara a partir de fevereiro de 2017. O governo deve enviar ainda em novembro a proposta, mas como é PEC, o debate será longo, prevê o deputado.

_ Esse ano ainda começa o debate da Previdência, mas como se trata de reforma de emenda constitucional, é capaz que a gente comece a votar em fevereiro. Vai ser um debate duro, governo vai ter que estar bem de comunicação _ disse Rodrigo Maia, nesta manhã, em São Paulo.

Maia disse que o importante é votar, nesta terça-feira a PEC do Teto em segundo turno, não importando o placar. Mas o governo quer tentar chegar a 380 votos.

_ A gente fecha amanhã esse primeiro ciclo de reformas, mostrando que o Brasil está voltando ao rumo correto, ao reequilíbrio das contas. O importante é ganhar. O importante é ter 308 votos (mínimo necessário para aprovar uma PEC). O que vier a mais é bem-vindo. E votar até 13, 14 de dezembro no Senado _ disse ele.

Maia voltou a dizer que a prisão do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha é um “momento triste” para a Casa, mas disse que isso “não vai impactar as votações, porque o ambiente na Câmara é positivo”.