Cotidiano

Maia diz que Câmara fará somente checagem formal das assinaturas do projeto anticorrupção

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse nesta segunda-feira que a Câmara fará somente uma checagem formal das assinaturas do projeto de origem popular com as dez medidas contra a corrupção. Segundo ele, ainda não dá para saber quando será encerrada essa etapa, mas assim que estiver concluída, o projeto retomará o trâmite de onde parou.

? A gente vai fazer a contagem e vamos cumprir tudo o que tiver que ser feito em relação à contagem, contagem formal, apenas. Quero esclarecer que a única condição que a Câmara tem é de fazer é uma contagem formal ? afirmou.

Maia, que num primeiro momento disse que não sabia o que fazer com a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, de que caberia à Câmara checar as assinaturas, resolveu cumprir a decisão. E agora reconhece que não dá para “jogar por água abaixo” a mobilização popular que ensejou o projeto. A iniciativa obteve mais de dois milhões de assinaturas e contou com o apoio do Ministério Público.

O presidente da Câmara afirmou que ninguém sabia que a tramitação do texto seria interrompida pelo STF para que fossem checadas as assinaturas, rito previsto para projetos de iniciativa popular.

? O que a gente não pode é jogar toda a mobilização que foi feita por água abaixo, porque também ninguém sabia que chegaríamos a essa situação que nós chegamos. Vamos fazer a contagem formal e depois retomar o rito do projeto, no ponto onde ele parou ? disse.

Maia anunciou ainda que no mês que vem irá elaborar, com a ajuda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), um projeto para definir mais claramente como deve ser feita a checagem das assinaturas de projetos de iniciativa popular daqui para a frente.