Política

Maia defende derrubada de veto e diz que governo tem como prorrogar desoneração

As declarações foram dadas em entrevista antes da sessão deliberativa da tarde

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, coordena reunião de líderes partidários. - Foto: Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, coordena reunião de líderes partidários. - Foto: Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nessa terça-feira (14) que não há mágica para resolver a desoneração, defendeu a derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro e disse que o governo tem condição de prorrogar o benefício por um ano. As declarações foram dadas em entrevista antes da sessão deliberativa da tarde.

Maia disse desconhecer qualquer acordo que envolva o envio, pelo governo, de uma minirreforma tributária que contemple a desoneração em troca de que o Congresso mantenha o veto do presidente. “Eu só posso falar daquilo que eu conheço. Eu não conheço. Só digo que não tem mágica”, afirmou. “Nós precisamos manter os empregos. Sabemos que a desoneração por mais de um ano [até 2022] seria um período muito longo, um custo grande, mas a prorrogação por um ano acho que é perfeitamente possível que o governo tenha condições de colocar no Orçamento”.

Maia, que disse ser favorável à derrubada do veto, afirmou que, se o Congresso fizer isso, deverá encontrar maneiras de fechar o Orçamento de 2021 com os recursos para manter a desoneração.