Cotidiano

Maia considera correção de ?excessos? na Reforma da Previdência

63421048_Brasil Brasília BsB DF 20-12-2016 - PA - O Presidente da Câmara Rodrigo Maia defende acor.jpg

BRASÍLIA – O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quinta-feira que a Câmara poderá corrigir ?excessos? na proposta da reforma da Previdência, mas garantiu que ela será aprovada no primeiro semestre de 2017 pela Câmara. Para ele, poderá ser modificada a questão da transição do atual sistema para o novo, com a adoção de uma “escadinha” para amenizar os efeitos da transição.

Previdência

? Se tem excessos, vamos corrigir excessos. Poderia haver uma escadinha na transição, porque, quando se cria uma barreira acima e abaixo de 50 anos, se pode estar fazendo alguma injustiça. Mas posso ser convencido de que minha tese inicial está errada. Essa reforma não vem para tirar direitos. O que tira direitos é ser irresponsável do ponto de vista fiscal, dar aumentos que não se tem condição de financiar no futuro ? afirmou Maia.

Ele citou especificamente o caso do Estado do Rio de Janeiro, que no passou avançou em benefícios para os servidores, mas hoje enfrenta dificuldades para pagar os salários em dia.

? O mais importante é alertar o seguinte: o RJ avançou demais em aumentos, benefícios, que foram elogiados pelos servidores. E hoje eles não têm salários para pagar suas contas. O Rio está numa situação financeira muito ruim ? disse Maia.