Cotidiano

Maffesoli e Nóvoa são os palestrantes do segundo dia do Educação 360

201609231339261478.jpgRIO ? O sociólogo francês Michel Maffesoli abre hoje a programação do segundo dia do encontro internacional Educação 360 às 9h30. O evento, realizado pelos jornais O GLOBO e “Extra”, é uma parceria com o Sesc, com o apoio da Coca-Cola Brasil, Canal Futura e TV Globo, e acontece na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá.

Autor de diversos livros que se tornaram referência nas ciências humanas, como ?Homo eroticus?, Maffesoli irá falar sobre o atual sistema educacional. Para ele, o Brasil é o laboratório da pós-modernidade, “enfatizando a importância da comunidade, o papel dos afetos e emoções, o foco no presente”.

Uma série de mesas de debate está programada para acontecer ao longo do dia. “O aluno é o protagonista” é a primeira delas, com a participação dos educadores José Pacheco e Cleuza Repulho. O debate terá início a partir das apresentações dos estudos de caso Projeto Acredite!, que usa o design para despertar o empreendedorismo nos jovens; Escola Classe 314 Sul, que investe no trabalho coletivo entre alunos e família, em Brasília; e Matemática Criativa, que fez uma escola de Paulista, na Paraíba, receber mais de 100 medalhas em Olimpíadas de Matemática.

“Gestão”, “Currículo e avaliação” e “Educação: mitos & fatos” são as outras mesas previstas na programação. Ao todo, nove estudos de caso serão apresentados ao público, mostrando experiências que melhoraram a qualidade do ensino.

O encontro será encerrado com palestra do português António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa. Nóvoa é um grande defensor de uma revisão da formação de professores. Para ele, os estudantes das licenciaturas devem ser socializados profissionalmente já no primeiro ano de curso.
Mais informações sobre o encontro internacional podem ser encontradas no site educacao360.com