Cotidiano

Maestro João Carlos Martins tem ?evolução satisfatória?, diz boletim médico

41835123_SC João Carlos Martins o piano como destinoO documentário mostra a .jpgSÃO PAULO – Internado desde terça-feira no Sírio Libanês, em São Paulo, o maestro João Carlos Martins, de 76 anos, se recupera de um quadro de trombose venosa de membro inferior e embolia pulmonar periférica. Segundo boletim médico assinado pelos médicos Antonio Antonietto, diretor de Governança Clínica, e Miguel Srougi, diretor clínico, “estado geral é bom e sua evolução tem sido plenamente satisfatória”.

Martins deu entrada no hospital na tarde de terça-feira após ter amanhecido com fortes dores nas pernas e procurou os médicos. Exames teriam confirmado que um coágulo subiu para os pulmões.

Martins cancelou a participação em um concerto no Teatro Municipal de São Paulo, em homenagem ao aniversário da cidade, na quarta-feira. E não fez a abertura do amistoso entre Brasil e Colômbia, no Rio, no mesmo dia.

No início do ano, o regente se submeteu a mais uma cirurgia, no mesmo Sírio-Libanês, para tentar recuperar os movimentos do braço e da mão esquerdos. É a 23ª intervenção a que se submeteu nos últimos 50 anos.

Desde os 18 anos, ele luta contra a distonia, doença neurológica que resulta em contrações musculares involuntárias, e as consequências de um um acidente sofrido aos 26 anos, em um jogo de futebol, que afetou o movimento de três dedos da mão.