Cotidiano

Mães viram empreendedoras e criam café com ambiente integrado para as famílias

Espac?o Cafe? com Leite_01_clientes_Imagem Claudia Vidal.jpgRIO – Qual mãe nunca teve que fazer malabarismo para comer e cuidar dos filhos ao mesmo tempo? Bia Mello e Juliana Lima, que entraram no mundo da maternidade recentemente (e se conheceram na creche das filhas), notaram esta dificuldade e decidiram abrir o Espaço Café com Leite, em Botafogo, local onde os pais podem se alimentar com calma, perto de suas crias.

As sócias investiram R$ 90 mil na iniciativa. Parte dos recursos foi gasto em móveis de uma altura intermediária que atende confortavelmente tanto aos adultos quanto às crianças.

Aberto há apenas duas semanas, o café rapidamente atraiu tanta gente do bairro que surpreendeu até mesmo às sócias. Prova de que uma sacada original não precisa ser complexa para ter sucesso. Segundo elas, já apareceram convites para expandir o projeto até para outras cidades. Mas as empresárias acreditam que ainda é muito cedo para pensar nisso. Uma das possibilidades é adotar um modelo de franquia.

O espaço foi dividido em três ambientes. O primeiro é destinado a quem não está acompanhado por crianças e quer, simplesmente, tomar um café.

O segundo é para os pais que estiverem com bebês, na fase que Bia define como ?rolantes e engatinhantes?. A estrutura é mais próxima do nível do chão, com sofás e caixotes para sentar.

Por fim, há uma área para os adultos com crianças ?andantes?. Famílias com pequenos de até quatro anos são o público-alvo.

? No Rio existem restaurantes com espaços para crianças, mas esses espaços não são integrados ? diz Bia, mãe de uma filha de dois anos.

Para os pequenos se divertirem, há brinquedos, fantoches e uma piscina de bolas. A comida também foi pensada para eles: é possível comprar papinhas para os bebês e lanches para os mais velhos. Não podia faltar também uma bancada com trocador de fraldas.

? Por incrível que pareça, é difícil encontrar estabelecimentos que ofereçam trocador ? reclama Bia.

Espac?o Cafe? com Leite_03_Ju e Bia_arquivo pessoal.jpgDe acordo com as sócias, já é possível detectar um padrão no público: durante a semana, geralmente quem vai é a mãe com um filho. Nos fins de semana, vão famílias maiores.

Além de permitir que as mães comam com calma, outro objetivo é possibilitar a troca de experiências. Como dizem as sócias, o café não tem clientes, mas comadres.

? Conseguimos ajudar outras mães, mesmo na conversa. Isso é muito gratificante ? conta Juliana, que tem uma filha de um ano.

Logo será inaugurada uma sala em cima do café, para debates e encontros.

? Sentia muita falta de estar em contato com outras mães. Se tem alguém quer quer falar alguma coisa, e uma mãe quer ouvir, vamos ter essa estrutura ? promete Bia.

As sócias procuram fazer parcerias com outras mulheres empreendedoras. Algumas já botaram seus produtos à venda, e uma mãe doou brinquedos para o local.

? É muito importante para incentivar quem, como a gente, resolveu mudar sua vida ? destaca Bia.

O espaço é tocado de forma independente: as duas cuidam sozinhas do local. Para isso, fizerem até um curso de barista (especialização em café).