Cotidiano

Mães fazem da Uopeccan ?suas casas? para cuidar dos filhos

Mulheres que deixam sua vida de lado para lutar pela vida de seus filhos

Cascavel – Elas dedicam a vida para os filhos e mostram que o amor de mãe pode superar qualquer dificuldade. O pequeno Yuri, de dois anos e sete meses, certamente não teria tanta alegria sem a companheira que está sempre ao seu lado.

Desde o mês de fevereiro ele segue em tratamento na Uopeccan (União Oeste Paranaense de Combate ao Câncer) em Cascavel para vencer a leucemia e tem o apoio da mãe Adriana dos Santos Veloso.

Ela deixou a casa em Foz do Iguaçu e hoje se divide com o marido para cuidar do menino. “Eu permaneço durante o dia e o pai que precisa trabalhar, passa a noite no hospital”, diz ela.

Quando não está com o filho, Adriana fica hospedada na casa de amigos. Apesar dos momentos difíceis, ela procura tornar os dias do filho mais alegres e tem fé de que a vida lhe trará muitas felicidades. “É difícil para uma mãe ver um filho tão pequeno dessa forma, mas creio que ele ficará bem e vamos fazer de tudo para que nunca falte nada a ele”.

A mesma dedicação e carinho estão presentes logo ao lado do pequeno Yuri. Marlene Rodrigues, mãe do Bruno, de 8 anos, fez do leito da oncopediatria a sua própria casa e por 24 horas permanece ao lado do menino que sofre por um linfoma e precisa de quimioterapia.

“Deixei a casa em Matelândia e hoje praticamente vivo com ele na Uopeccan. Por duas semanas conseguimos ficar fora do hospital, mas devido à gravidade da doença, retornamos para seguir o tratamento”, comenta.

Por nenhum momento ela deixa transparecer tristeza e tem a esperança de que o filho vai se recuperar. “Cada dia ele acorda com alegria e disposição de viver e eu vivo para tornar o dia dele mais feliz”.