Cotidiano

Maduro será anfitrião da cúpula de Países não Alinhados

ILHA MARGARITA – Em meio à pior crise econômica que a Venezuela enfrenta, o presidente Nicolás Maduro será anfitrião da 17ª cúpula do Movimento de Países não Alinhados na Ilha Margarita. O evento, que será realizado a partir desta terça-feira, será uma oportunidade para o venezuelano contestar a oposição que tenta tirá-lo do poder.

O presidente venezuelano disse que o ?o império se desespera e não sabe respeitar a dignidade dos povos? , se referindo indiretamente aos Estados Unidos.

? A Venezuela se prepara para receber a presidência do Movimento de Países não Alinhados e aqui estou para receber a bandeira e a tocha do do evento ? disse Maduro.

Maduro receberá do presidente iraniano, Hasan Rouhani, a presidência temporária do grupo fundado em 1961, para conduzi-lo pelos próximos três anos tendo como base seus objetivos de autodeterminação e a solução de conflitos sem uso da força.

Por sua vez, a oposição, que busca convocar um referendo revocatório contra Maduro, espera que os países participantes ponham especial atenção à crise econômica que atravessa a Venezuela, quando a população enfrentar enormes filas para conseguira alimentos e remédios.

Uma das ações mais comentadas pelos venezuelanos nos últimos dia foi a divulgação por um jornal local de uma estátua do presidente Hugo Chávez que seria exibida durante a cúpula.