Cotidiano

Maduro prorroga pela 4ª vez estado de exceção econômica na Venezuela

CARACAS – O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, ordenou nesta quinta-feira a prorrogação de um estado de exceção em função de emergência econômico. Foi a quarta vez que o decreto foi renovado, depois de ter sido promulgado em janeiro. Com a decisão, o governante ganha novamente liberdade para aplicar mecanismos excepcionais de supervisão e controle da produção, da distribuição e da comercialização de alimentos, artigos de higiene pessoal e medicamentos. MADURO

“A Venezuela enfrenta circunstâncias extraordinárias nos âmbitos social, econômico e político, que afetam a ordem constitucional, a paz social, a segurança da nação, as instituições públicas e os cidadãos”, alega o mandatário na decisão de prorrogação.

Sob o estado de exceção, Maduro pode ficar isento de sanções da Assembleia Nacional a seus funcionários por conta da ingerência no processo produtivo do país. As demais extensões do decreto foram feitas em março, maio, e julho, com aval do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), mas repudiadas pelo Parlamento ? que acabou derrotado quando a corte deu aval constitucional às decisões.

O governo atribui a crise econômica a uma “guerra” provocada pelo setor empresarial, além da queda dos preços do petróleo.