Cotidiano

Maduro prorroga fechamento de fronteira com Brasil e Colômbia

CARACAS ? O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, prorrogou nesta quinta-feira, por mais 72 horas, o fechamento das fronteiras com Brasil e Colômbia, vigente desde a noite de segunda-feira passada para combater as “máfias” que entram no país com notas de 100 bolívares, que o governo tirou de circulação.

? Vamos prorrogar o fechamento da fronteira em estrita cooperação militar e policial por mais 72 horas com Brasil e Colômbia, até domingo ?anunciou Maduro durante reunião do gabinete, na qual avaliou como “sucesso” a retirada de circulação das notas de 100 bolívares.

Na quarta-feira, o Ministério das Relações Exteriores confirmou que a embaixada brasileira em Caracas recebeu nota verbal da chancelaria venezuelana informando que a fronteira entre os dois países estaria fechada a partir da meia-noite do dia anterior.

O Palácio do Itamaraty afirmou que se trata de uma questão “de aspectos internos do país vizinho” que não cabe comentar o Brasil.

Também pelo suposto contrabando de notas, a Venezuela tinha informado na noite de segunda-feira o fechamento da fronteira com a Colômbia. Bogotá protestou contra a meidda, dizendo que ela prejudicava economicamente comerciantes na região.

Maduro determinou na semana passada retirar as cédulas de 100 bolívares – as de maior valor – para acabar com as supostas “máfias” que as apreenderiam na fronteira com a Colômbia, em um suposto complô orquestrado pelos Estados Unidos para “asfixiar” a combalida economia venezuelana.

O Brasil, através dos estados do Amazonas e de Roraima (norte), tem uma fronteira comum de 2.200 km com a Venezuela.