Cotidiano

Maduro perderia revogatório com 64% dos votos contra seu mandato

201607212141307249_AFP.jpg CARACAS ? Uma pesquisa revelou que o presidente Nicolás Maduro sofreria uma derrota caso fosse realizado um referendo revogatório na Venezuela. O estudo da empresa Venebarómetro indicou que 64% da população votaria a favor da sua saída do poder. A oposição venezuelana trabalha em uma intensa campanha a favor da consulta popular, que poderia encurtar o seu mandato.

Com 1,2 mil entrevistados entre 11 e 12 de junho, a pesquisa concluiu que apenas 29,3% dos eleitores apoiaria a pemanência de Maduro no Palácio de Miraflores. Em setembro de 2015, o índice de eleitores favoráveis à revogação do mandato do presidente venezuelano era de 59%, segundo o mesmo estudo. A margem de erro é de 2,37%.

Enquanto a Venezuela vive uma grave crise econômica, a pesquisa afirma que a gestão do atual governo é negativamente avaliada por 73,4% dos eleitores. A falta de alimentos, medicamentos e produtos básicos é indicado por 75,5% dos venezuelanos como o principal problema do país. Em seguida, vêm a insegurança (70,7%) e o elevado custo de vida (44,4%).

Quase um terço dos entrevistados (32,6%) acreditam que Maduro é o principal responsável pelos problemas do país. Outros 29% atribuíram a culpa ao governo como um todo.

A campanha em favor da convocação do referendo revogatório é conduzido pela oposição. Na terça-feira, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) deverá anunciar se a exigência de 200 mil assinaturas validadas foi alcançada para ativar o processo.

Caso o órgão eleitora afirme que a meta foi atingida, a coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD) deverá recolher quatro milhões de assinaturas (20% do eleitorado venezuelano) para efetivamente convocar o referendo.