Cotidiano

Maduro pede suspensão da imunidade parlamentária na Venezuela

201608312043533066_RTS.jpg CARACAS ? O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou nesta quarta-feira que pedirá à Suprema Corte que avalie a suspensão da imunidade parlamentária no país. A maioria dos assentos da Assembleia Nacional é ocupado por deputados de oposição, acusada pelo governo de trabalhar em uma tentativa de golpe de Estado. Para quinta-feira, está programada uma marcha em favor de um referendo revogatório que poderia encurtar o mandato de Maduro. venezuelamaduro3108

? Pedi que me preparem um decreto constitucional para consultar a Sala Constitucional (do Tribunal Supremo de Justiça) sobre levantar a imunidade a todos os cargos públicos, começando pela imunidade parlamentária na Venezuela, se fosse necessário para manter a paz e combater o golpismo ? declarou o presidente.

A manifestação opositora, que promete tomar as ruas de Caracas, tem como objetivo exigir que o poder eleitoral acelere a convocação de um referendo revogatório contra Maduro. O tempo é uum fator-chave para os opositores, já que uma eventual derrota do presidente resultaria em eleições diretas se for definida ate o dia 10 de janeiro de 2017. Se ocorresse depois disso, assumiria o vice-presidente de Maduro.

? A imunidade parlamentária não estão criada para violar a Constituição, para cometer crimes, para chamar uma intervenção estrangeira ? acrescentou o presidente, em referência à campanha dos deputados opositores dentro e fora do país em favor do referendo.

Segundo Maduro, a petição será feita no marco do estado de exceção em vigor no país, que foi decretado em janeiro em razão da emergência econômica que atinge os venezuelanos. O presidente ameaçou prender opositores se houver violência nas manifestações de quinta-feira.