Cotidiano

?Maduro não vai presidir o Mercosul?, diz José Serra

201605181639276590.jpgRIO – O ministro das Relações Exteriores, José Serra, voltou a falar sobre o imbróglio na sucessão da presidência pro tempore do Mercosul, que caberia agora à Venezuela. Segundo o ministro, ?O presidente (venezuelano Nicolás) Maduro não vai presidir o Mercosul?.

Venezuela 1408

? O Brasil já tem se posicionado. A Venezuela não cumpriu pré-requisitos para a integração do Mercosul. Foi dado um prazo e ela não cumpriu. Há informações equivocadas de que outros não teriam cumprido, mas não é nada disso. Ela se comprometeu a cumprir todos os tratados e acordos que eram vigentes até quatro anos atrás. A partir daí, segue a norma dos demais países ? afirmou o ministro em referência às normas técnicas do bloco.

A Venezuela tinha de se adequar às normas até a última sexta-feira, mas não conseguiu cumpri-las. E Brasil e Paraguai emitiram comunicados informando que medidas judiciais precisam ser tomadas para lidar com o assunto. Entre as normas e os acordos que não foram incorporados ao ordenamento jurídico do país estão textos que tratam de questões econômicas e também da promoção de direitos humanos.

O futuro de Caracas deve começar a ganhar traços mais definidos a partir da reunião de altos funcionários dos países-membros do bloco no próximo dia 23, em Montevidéu. Perguntado a respeito de como os representantes brasileiros vão agir no encontro, Serra disse que ?o Brasil vai agir nessa mesma linha?:

? O presidente Maduro não vai presidir o Mercosul. Essa certeza todos podem ter.

Sobre o possível rebaixamento da Venezuela no bloco ? caso em que o país passaria a ser tratado como um associado e não mais como membro ?, Serra não quis dar mais detalhes do posicionamento do Brasil.

? Isso é uma coisa que a gente ainda vai analisar ? concluiu o ministro.