Cotidiano

Maduro aumenta salário mínimo em 40% na véspera de greve geral

201610271501048600_AFP.jpg

CARACAS ? O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira um aumento de 40% no salário mínimo dos trabalhadores. A medida vem na véspera de uma greve geral convocada pela oposição para pressionar por sua saída do poder. Na quarta-feira, as ruas de várias cidades venezuelanas foram tomadas por manifestações contra o governo.

? Decreto e assinarei 40% de aumento integral do salário mínimo legal dos trabalhadores ? manifestou Maduro em um ato público de entrega de casas.

O montante, de 90.911 bolívares (137,8 dólares), inclui salários e um adicional de alimentação.

Em meio a um agravamento da crise política no país, a Assembleia Nacional, dominada pela oposição, aprovou na terça-feira o início de um julgamento político contra o presidente sob acusação de quebra da ordem constitucional.

No entanto, ao contrário do que aconteceu no Brasil, onde Dilma Rousseff acabou sendo destituída, a decisão da Assembleia venezuelana pode ser bloqueada pelo Supremo Tribunal de Justiça (TSJ), nas mãos de aliados de Maduro.

Já nesta quinta-feira, grupos chavistas bloquearam o acesso à Casa dificultando a entrada de deputados da oposição, que darão continuidade ao debate sobre o julgamento político contra Maduro. Uma parlamentar foi agredida.