Cotidiano

Maduro anuncia visita de diplomata americano a Caracas

maduto kerry.jpgCARACAS – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que o subsecretário de Estados americano, Thomas Shannon visitará em breve o país para retormar o processo de reaproximação entre os governos. O encontro diplomático foi acertada na segunda-feira durante uma reunião de Maduro com John Kerry, secretário de Estado dos EUA, em Cartagena, no âmbito da assinatura do acordo de paz da Colômbia com as Farc.

Em seu programa semana na TV estatal, Maduro disse que “muito em breve” Shannon estará na Venezuela para avançar uma “agenda positiva” entre Caracas e Washington e que também convidou Kerry.

Sem detalhar sobre os assuntos discutidos com o secretário de Estado, o presidente venezuelano afirmou que a reunião com Kerry foi uma “oportunidade muito importante” para as relações de “respeito e harmonia”.

? Peço que Deus abençoe os resultados da reunião e que a Venezuela abra uma nova era de relações com os Estados Unidos (…) Esperamos que desta vez esta etapa prospere ? disse Maduro ao reconhecer que está mais aberto a ter boas relações com os Estados Unidos.

Os dois países mantêm relações conflituosa desde quando Hugo Chávez se tornou presidente em 1999 e Caracas se tornou um “problema” para Washington na região. A Venezuela passa por uma grande crise econômica, com inflação de três dígitos e muitos reclamando de fome.