Cotidiano

Maduro afirma que 'ninguém tira' Venezuela do Mercosul

CARACAS – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, desafiou nesta terça-feira os demais sócios do Mercosul a suspender seu país, afirmando que “ninguém nos tira” do Bloco.

? Se nos jogam pela porta, entramos pela janela, mas do Mercosul ninguém nos tira (…). A Venezuela é a alma do Mercosul ?, declarou Maduro em seu programa semanal na TV estatal.

? Querem entregar o Mercosul aos Estados Unidos ? denunciou o líder venezuelano.

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai ? fundadores do Mercosul ? exigem que o governo de Maduro cumpra suas obrigações em matéria alfandegária e de direitos humanos com o Bloco até 1º de dezembro, sob pena de suspensão.

A chanceler venezuelana, Delcy Rodríguez, ratificou mais cedo a “efetividade” da Venezuela – incluída no Bloco em 2012 – na ratificação de seus compromissos, o que supera “enormemente” a dos outros membros.

? Em um ano, a Venezuela incorporou 289 normas. Se compararmos isso com os 25 anos do restante dos países, em um ano, a Argentina (incorpora) 41 normas, o Brasil, 45, e o Paraguai, 35 ? disse. ? A Venezuela está em dívida com 208 normas, o Uruguai deve 400, o Paraguai, 408, o Brasil, 151, e a Argentina, 331 ? acrescentou a chanceler, ressaltando que a sanção contra o país surge da “intolerância política e ideológica”.

A Venezuela também protestou, nesta terça-feira, contra uma reunião dos demais sócios do Mercosul em Nova York, a primeira desde que bloquearam sua presidência pro tempore no organismo, para a qual não foi convidada.

? Nós enviamos formalmente nossa rejeição a essas reuniões de relacionamento externo que servem apenas para tratar da presidência pro tempore ? informou Delcy Rodríguez em entrevista coletiva.

No último domingo, os chanceleres José Serra (Brasil), Susana Malcorra (Argentina), Rodolfo Nin Novoa (Uruguai) e Eladio Loizaga (Paraguai) se encontraram à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Eles assinaram um acordo que determina que o Uruguai se encarregará das negociações do Mercosul com a União Europeia (UE) para um tratado comercial.

? A Venezuela não participa das negociações com a União Europeia ? disse Rodríguez, argumentando que as negociações buscam implantar no Mercosul um acordo como a Alca (Área de Livre-Comércio das Américas), que os Estados Unidos tentaram, sem sucesso, promover na América Latina.