Cotidiano

Madureira recebe shows com ícones da Bossa Nova

2016 907632143-201605062357015309.jpg_20160506.jpgRIO ? Madureira não é só reduto do samba, ela agora é cheia de bossa. E o último domingo apresentou um termômetro dessa nova vertente. Era Dia das Mães e final de Campeonato Carioca quando cerca de 200 pessoas preencheram a arquibancada da Arena Carioca Fernando Torres para ouvir Carlos Lyra cantar e contar histórias do tempo da Bossa Nova. O convidado da noite marcou a estreia de uma temporada do projeto criado por Vagner Fernandes, gestor do equipamento cultural, voltado a popularizar o gênero musical na região. Uma vez por mês, até setembro, outros artistas subirão ao palco com um repertório especial proposto pela cantora Paula Morelenbaum e pelo marido, o violoncelista Jaques Morelenbaum, anfitriões da casa e responsáveis pela seleção: Roberto Menescal, Marcos Valle e João Donato. O próximo show, previsto para 26 de junho, às 18h30m, será com Wanda Sá.

? Eu tinha o desejo de assistir a projetos dessa natureza quando adolescente. Mas precisava me deslocar porque havia uma dificuldade de criar algo mais sofisticado e até de trazer grandes artistas para as zonas Norte e Oeste. Hoje, busco desenvolver o que eu sonhei lá atrás. E, como gestor, oferecer ao público a Bossa Nova, equivocadamente tida como elitista ? diz Fernandes, nascido e criado na região. ? Se até no exterior as pessoas cantam ?Chega de saudade?, ?O barquinho? e ?Garota de Ipanema?… Na Zona Norte estas canções também são conhecidas.

Desmistificar a estética musical nascida na Zona Sul é o que move Fernandes nesta mostra piloto do Madureira Cheia de Bossa ? Jovens Tardes de Improviso, beneficiada pelo Programa Fomento Olímpico da Secretaria municipal de Cultura.

? Bossa Nova é samba tocado no violão. O projeto é uma ótima chance de os moradores da Grande Madureira e de outras regiões, como observamos na estreia, terem contato com nomes icônicos de um movimento tão importante para a cultura brasileira. Quero perpetuá-lo e transformá-lo num grande festival, convidando também artistas internacionais ? diz.

2016 908331878-arena_08-05-2016-23.jpg_20160510 (2).jpgPaula Morelenbaum, amiga de longa data, e Jaques cantaram e tocaram com Tom Jobim durante anos.

? É uma viagem musical que vamos curtir juntos até setembro. Estou muito feliz e honrada ? diz a cantora.

Inaugurada no final de 2012, a arena mantém programação intensa e regular, de acordo com Fernandes, e este ano celebra os aniversários do bairro e da cidade, além dos Jogos Olímpicos.

? Com esses projetos, o bairro e toda a Zona Norte assumem definitivamente o papel de protagonistas da cidade. Até então, a região era vista e tratada como coadjuvante. São lugares pulsantes do Rio, com cultura e identidade próprias ? comenta o gestor.

Arena Carioca Fernando Torres ? Rua Bernardino de Andrade 200. Dia 26 de junho, às 18h30m. Tel.: 3495-3078. Grátis.