Agronegócio

Made in Texas

Produtores rurais ligados a uma das maiores forças organizadas da agricultura no mundo, o Texas Farm Bureau, estiveram nessa segunda-feira, 15, em Cascavel para conhecer mais sobre as peculiaridades de uma das regiões de maior produção agroindustrial do Estado.

Os agricultores estiveram na área que anualmente recebe o Show Rural, visitaram uma das unidades fabris da Coopavel e estiveram na propriedade de um de seus cooperados.

Os membros do Texas Farm Bureau assistiram a um vídeo institucional, receberam informações e andaram pela área de 72 hectares que abriga o terceiro maior evento de disseminação de novos conhecimentos para o campo do mundo.

Os norte-americanos foram recebidos pelo coordenador-geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, pelo coordenador-executivo Acir Inácio Palaoro, pelo agrônomo Marcelo Dariva e pelo médico-veterinário Fábio Taborda.

O coordenador-geral falou dos preparativos para a 31ª edição, em fevereiro de 2019, e do que o Show Rural representa para uma região que detém alguns dos mais elevados índices de produtividade do País. Em três décadas de realização, o evento contribuiu para elevar substancialmente os resultados das principais commodities cultivadas no oeste do Paraná.

Voz da agricultura

O Texas Farm Bureau foi uma das respostas que produtores rurais do estado norte-americano encontraram para enfrentar os reflexos da grande depressão econômica dos Estados Unidos do fim da década de 1920. A organização foi constituída em 1933 para ser a voz da agricultura, representando e defendendo os interesses de produtores rurais e de pecuaristas.

O projeto que nasceu com 15,6 mil famílias integradas chegou a 500 mil.

O papel da Texas Farm Bureau vai além das políticas de cultivo, ela atua estruturalmente para criar todas as condições necessárias para que os associados produzam, ganhem mais e vivam melhor. As regiões do Texas que ela abrange conquistaram, ao longo das décadas, redes de distribuição de energia elétrica e de telefone, estradas pavimentadas, indústrias e criaram as bases da política agrícola observada nos Estados Unidos.