Cotidiano

Macri quer negociar medidas para agilizar comércio com Brasil

BUENOS AIRES – De olho nos primeiros passos que estão sendo dados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e confiante de que no novo cenário mundial os países da América do Sul “têm enorme potencial” e podem ser amplamente favorecidos, o chefe de Estado argentino, Mauricio Macri, disse que desembarcará nesta terça-feira, em Brasília, com a intenção de fortalecer e relançar a “relação estratégica” com o Brasil e o Mercosul. Horas antes de embarcar rumo ao Brasil, na que será sua primeira visita oficial ao país, Macri conversou por telefone com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, e mostrou-se otimista em relação às negociações comerciais bilaterais e, também, a possíveis acordos entre o México e o bloco. Em entrevista a jornalistas brasileiros, o presidente argentino afirmou que “esperamos que o México receba um tratamento justo por parte dos EUA”, em referência à renegociação dos entendimentos comerciais entre os dois países.

? Acabo de falar com Peña Nieto para saber como estavam as coisas, para ratificar o afeto do povo argentino em relação ao povo mexicano e dizer que esperava que o México consiga um tratamento justo por parte dos EUA ? comentou Macri.

O presidente argentino viajará com uma ampla delegação, incluindo a chanceler Susana Malcorra, o ministro da Produção, Francisco Cabrera, e dois governadores. A Casa Rosada considera fundamental aprofundar a integração entre os países do Mercosul, como passo prévio e essencial para alcançar uma maior integração com o mundo.

? Se nos movermos corretamente, tudo o que está acontecendo no mundo representa uma oportunidade para nós ? disse o chefe de Estado, que em seu país está às voltas com anúncios de greves gerais, uma inflação que chegou a quase 40% no ano passado e uma demora na recuperação do crescimento.

Macri acredita que este ano a Argentina voltará a crescer e quer negociar com o Brasil uma série de medidas para agilizar o comércio entre os dois países, em queda há vários anos. O plano é claro: limpar e arrumar a casa, antes de sair em busca de novos sócios. O primeiro da lista é a União Européia (UE), que já vem negociando um acordo de livre comércio com o Mercosul há mais de dez anos.

? Temos de traçar um plano de ação, com metas e objetivos ? enfatizou o presidente argentino, que enumerou uma série de iniciativas, entre elas a criação de uma agência única de regras sanitárias e fitossanitárias.

? Precisamos de ferramentas inéditas (para agilizar o comércio) ? afirmou Macri.

O chefe de Estado disse, ainda, estar disposto a ouvir as propostas do Brasil para incluir produtos como o açúcar no Mercosul e liberalizar o comércio de automóveis.

? Sou muito otimista em relação ao diálogo com o Brasil. No caso das autopeças, por exemplo, hoje temos um déficit e precisamos equilibrar. Em cada caso acreditamos que serão alcançados acordos ? apontou Macri.

O presidente argentino mostrou-se pouco preocupado pelo impacto do escândalo Odebrecht na Argentina (o chefe da Agência Federal de Inteligência, Gustavo Arribas, foi acusado de receber propina da empresa) e disse que se a empreiteira colaborar com a Justiça poderá continuar atuando na Argentina, no futuro.

? Se eles colaborarem em esclarecer quem foram os que receberam os US$ 35 milhões (em propinas) estamos prontos para aderir ao acordo da Odebrecht com o governo do Brasil ? frisou o chefe de Estado.

Hoje Macri pensa, essencialmente, em receber investimentos estrangeiros e abrir novos mercados para os produtos argentinos. Nesse sentido, a relação com o Brasil é central e, também, necessária. A Argentina já está em negociações bilaterais com o México (semana que vem virá uma delegação mexicana a Buenos Aires) e pretende ampliar o acordo a todo o Mercosul.

? Somos um continente de paz, que pode receber imigração, que tem enorme potencial de crescimento, um continente democrático, especialmente o Cone Sul ? destacou o presidente argentino.