Cotidiano

Macacos raros são roubados de zoológico na Austrália

15267525_10155558687024358_8778991811742889010_n.jpg

SYDNEY, Austrália ? A polícia encontrou neste domingo um filhote de apenas quatro semanas do raro sagui leãozinho, roubado na última sexta-feira do Symbio Wildlife Park, em Helensburgh, Nova Gales do Sul. A operação resultou na prisão de dois homens, mas não encerrou o drama vivido pelos tratadores do zoológico: outros dois macaquinhos da mesma espécie continuam desaparecidos.

O filhote foi encontrado dentro de um carro, localizado graças a denúncias feitas pela população. As duas pessoas que estavam no veículo foram encaminhadas para a delegacia de Campbelltown, onde prestaram depoimentos. O animal foi devolvido para o Symbio Wildlife Park, onde será examinado. Segundo os tratadores, ele poderia ter morrido caso não fosse reunido com a mãe.

Pelo Facebook, o Symbio Wildlife Park fez um apelo público pela devolução dos animais. Na noite de sexta-feira, os ladrões invadiram o viveiro e roubaram três saguis, sendo um macho de dez anos, uma fêmea de um ano e o filhote, de apenas quatro semanas de vida. A maior preocupação era com o filhote, que ainda depende do leite da mãe.

Os tratadores também temem pelos dois irmãozinhos do filhote que não foram roubados, também de quatro semanas, por causa do estresse da mãe.

?Nós estamos avaliando a condição do filhote, e vamos reintroduzi-lo com a mãe assim que possível?, disse o zoológico, em comunicado.

O sagui leãozinho, também conhecido como sagui pigmeu, é natural da Floresta Amazônica, sendo encontrado no Brasil, Colômbia e Equador. Medindo apenas 15 centímetros, é uma das menores espécies de símios conhecida.