Cotidiano

Macacos-pregos têm habilidade de ancestrais humanos, diz estudo

2013_663531288-2013111352979.jpg_20131113.jpgRIO ? Uma pesquisa publicada, nesta quarta-feira, feita em parceria entre especialistas do Brasil e do Reino Unido, revela que macacos-pregos também são capazes de quebrar pedras para fabricar objetos cortantes, assim como ancestrais humanos. Os animais observados são do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, e têm menos de quatro quilos.

Já se sabia que a espécie utiliza essas ferramentas de pedra para romper nozes, do mesmo modo que fazem os chimpanzés. No entanto, os pesquisadores encontraram um espetáculo ainda mais surpreendente: os primatas golpeavam reiteradamente uma pedra contra outra e produziam os fragmentos afiados.

?Observamos o Sapajus libidinosus (macaco prego, nativo do nordeste e do centro do Brasil) quando quebra pedras deliberadamente e cria involuntariamente fragmentos que têm várias semelhanças com os produzidos pelos primeiros homínidos da idade da pedra?, disse à AFP o pesquisador da Universidade de Oxford Tomos Proffitt.

Os macacos prego seriam capazes inclusive de escolher as pedras que vão usar em função da sua composição e forma, preferindo as arredondadas. ?Esta observação é importante, já que os arqueólogos sempre pensaram que a produção de fragmentos de pedra que apresentam rupturas em curva e bordas cortantes era uma exclusividade dos homínidos?, explica Proffitt.

Diferentemente dos nossos ancestrais, porém, os primatas não controlam a utilização dos fragmentos obtidos. Desse modo, ?é difícil compreender porquê os macacos talham as pedras assim?, segundo os pesquisadores. Em outras palavras, o ato intencional dos homínidos é fortuito nos macacos, o que constitui uma grande diferença.

Graças a esta descoberta, os cientistas deverão reavaliar ?o nível máximo de complexidade cognitiva e morfológica necessária para produzir esses fragmentos? de pedra, afirma o pesquisador.