Cotidiano

Lysa Migliorati, uma imagineer brasileira na Disney

201605271808154783.jpgORLANDO – Deixar crianças e adultos extasiados com um mundo de fantasia é a missão de um grupo especial de 1.500 funcionários da Disney. São os imageneers: uma mistura das palavras (em inglês) imaginadores e engenheiros. Entre as responsabilidades desses profissionais, está conceber as ideias, construir e viabilizar novos projetos. No time, há uma brasileira. A arquiteta baiana Lysa Migliorati já perdeu seu sotaque e, às vezes, esquece uma ou outra palavra em português. Realizou o sonho infantil de trabalhar nos parques da Disney. Estagiou, foi contratada e não tem planos de deixar seu primeiro emprego. Formada pela universidade da Flórida, atualmente, é responsável pelas principais novidades deste ano e do ano que vem: o Animal Kingdom, que passa a funcionar à noite, e o parque do Avatar, que será inaugurado no ano que vem. Entre a fiscalização de uma e outra obra, ela concedeu uma entrevista aos jornalistas brasileiros que acompanharam recentemente a divulgação das novidades da temporada 2016-2017 em evento anual do Walt Disney World Resort.

Como você foi parar na Disney?

Lysa: Eu tinha feito estágio na Disney e pensei que seria muito legal trabalhar aqui. Fiquei encantada com os bastidores com os imageneers trabalhando. Quando me formei, bv_parques Orlando consegui um emprego na Arquitetura e Construção. As funções e responsabilidades aumentaram. Hoje, sou gerente de projeto no Animal Kingdom. São muitos imagineers. Na Califórnia, tem uma parte criativa muito grande. Aqui, é mais gerente de projeto e gerente de construção. A gente faz a implementação das ideias criativas. Somos mais de 1.500. É um grupo bem grande porque há projetos no mundo todo.

Qual foi o melhor projeto do qual você participou?

Lysa: Todos são super especiais porque foram bem diferentes. Estou louca para terminar o ?Avatar? e acho que todo mundo vai achar sensacional. Em 2017, vamos concluir esse projeto. Antes disso, trabalhei nos navios. É um luxo, design incomparável. Muito muito legal. A experiência de trabalhar nos navios que é uma coisa muito diferente. A gente teve uma experiência de morar na Alemanha três anos para construção dos navios.

Como é o processo criativo?

Lysa: É bem complexo. Para cada ideia que se solidifica, várias não vão pra frente. A gente tem lema de que toda ideia é uma boa ideia. A gente tem que ter um processo criativo bem aberto. São sempre muitas opções na mesa, mas o trabalho de imageneer não é apenas um processo criativo mas, também, um processo operacional. Tem que perguntar: vai funcionar? Como vamos vai fazer? Mas o que importa no fundo de todos os projetos que fazemos é a história. Nós contamos histórias. A base de todo projeto é qual história a gente vai contar e com a mensagem que a gente quer dar, quem são os personagens e qual mundo de fantasia que a gente quer levar aos convidados. Walt (Disney) era um contador de histórias. Aqui no animal Kingdom, por exemplo, é toda uma mensagem de preservação do meio ambiente, de explicar o ciclo da vida.

O que muda no Animal Kingdom?

Lysa: Transformamos ele num parque que vai até a noite. O safári noturno ficou bem legal. O pôr do sol combina com a iluminação. Há animais novos como hienas, cães selvagens e outros personagens da savana africana. Achei meio mágico misterioso.

Qual a motivação para o novo horário do Animal Kingdom?

Lysa: Os visitantes pediram para ficar aberto mais tempo porque geralmente fecha às 17h ou 19h. Queríamos oferecer atividades novas como safári e o show noturno para celebrar a flora e o mundo animal. Esse show é mais intimista. Não tem fogos de artifício, justamente para respeitar os animais. Programamos festas ao ar livre, músicas e celebrações. É um pouco mais escuro, mas isso é feito para dar uma sensação maior de aventura. A gente está abrindo também um restaurante novo, onde estou trabalhando, que é o primeiro restaurante grifado, um restaurante gourmet. A gente vai oferecer 55 vinhos diferentes. Será inspirado nas viagens pelos mundo.

Um projeto como Avatar, por exemplo, demora quantos anos?

Lysa: São vários anos. Tudo depende do projeto. Começa a construção e ainda estamos terminando o desenvolvimento do projeto para diminuir o tempo gasto. Podem ser vários anos de design conforme o projeto. Quando terminamos a obra, continuamos a trabalhar com os operadores para ensinar como vai funcionar o projeto. Não é apenas dizer que terminou a construção e tchau.

Como vocês decidem fazer um projeto tão grande como esse? O Avatar foi um sucesso estrondoso, mas no passado.

Lysa: Foram anunciados mais três filmes do “Avatar”. Foi uma parceria com James Cameron, assim como a compra da Marvel e Lucas Filme.

Qual seu personagem favorito?

Lysa: São tantos.Tenho que escolher um só? É tão bobo, mas o que me faz me rir bastante é a Dory de ?Procurando Nemo? (e agora, “Procurando Dory”). Ela é muito engraçada é que mais me faz rir.

Qual foi seu primeiro contato com a Disney?

Lysa: Quando eu tinha sete anos, meus pais me levaram para Disneylândia na Califórnia. Eu andei no It?s a Small World. Eu queria andar uma vez atrás da outra e meus pais já não estava aguentando mais, mas eu queria ver como que eles funcionavam. Foi uma coisa muito marcante. Eu fiquei muito intrigada para ver como eles faziam aquilo e, desde então, eu fiquei fascinada com as coisas da Disney.