Cotidiano

Luxottica, fabricante da Ray Ban e Oakley, se une a Essilor e cria gigante das óticas

63827018_FILE PHOTO The Luxottica name is reflected in a pair of sunglasses .jpgMILÃO – A italiana Luxottica, maior fabricante mundial de óculos de luxo ? é dona de marcas como Ray Ban e Oakley ? e a francesa Essilor ? líder global em lentes de contato? anunciaram nesta segunda-feira uma fusão de ? 46 bilhões que cria uma potência global no setor de óticas, com receitas superiores a ? 49 bilhões.

A nova empresa se chamará EssilorLuxottica e terá suas ações negociadas na Bolsa de Paris.

O acordo é um dos maiores entre empresas de diferentes países na Europa.

Pelos termos do acordo, o fundador da Luxottica, Leonardo Del Vecchio, de 81 anos, terá participação entre 31% e 38% na empresa combinada, por meio de sua empresa familiar, Delfin, o que o tornará o maior acionista da companhia.

Del Vecchio, que há dois anos voltou a trabalhar na Luxottica após uma década fora dos negócios, será o diretor executivo da nova empresa,

A Delfin, que tem 62% da Luxxotica, entregará uma ação do grupo italiano para casa 0,461 papel da Essilor.

A francesa, por sua vez, fará uma oferta obrigatória de troca de todas as ações restantes da Luxottica, na mesma proporção, a fim de tirar a italiana do mercado de ações.

Hubert Sagnières, presidente do conselho e diretor-executivo da Essilor, será vice-presidente executivo EssilorLuxottica, mantendo os poderes dos cargos que ocupa atualmente.