Cotidiano

Luto: Cascavel se despede do ex-prefeito Octacilio Mion

Ele faleceu aos 89 anos, de falência múltipla de órgãos

Cascavel – Muitos políticos e pioneiros de Cascavel deverão acompanhar nesta sexta-feira (20), às 15h, no Cemitério Central, o sepultamento do ex-prefeito e ex-vereador Octacilio Mion, que muito contribuiu para o desenvolvimento do município. Ele faleceu aos 89 anos, de falência múltipla de órgãos, e o corpo está sendo velado desde o fim da tarde de ontem na Capela Master da Acesc.

Nascido em Curitiba, em 17 de agosto de 1926, Mion veio para Cascavel assumir as funções de tabelião e oficial de Protestos de Títulos, nomeado pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, e sempre teve uma vida comunitária intensa. Foi agricultor, presidente do Tuiuti Esporte Clube, fundador e presidente do Cascavel Country Clube e fundador da Associação Atlética Comercial.

Nas eleições de 1960, foi a resposta do PTB ao poderoso domínio do ruralista PSD à época, elegendo-se prefeito com amplo apoio popular. Às vésperas de sua posse a Prefeitura foi destruída por um incêndio, mas a isso não o impediu de dar a Cascavel um notável ritmo de desenvolvimento.

A boa atuação como prefeito o levou a uma vitória esmagadora no pleito de 1964, ainda pelo PTB, à Câmara de Vereadores. Com o apoio de 374 eleitores, dobrou a média de votação de seus pares à época.

Em 1968, já pela Arena, voltou a concorrer à Prefeitura e suplantou nas urnas a Zacarias Silvério de Oliveira, o Tio Zaca, tido como imbatível àquela altura da vida municipal.

Tempos difíceis

A tranquilidade com que Mion vencia eleições era inversamente proporcional ao clima que enfrentou em sua vida de pioneiro, trombando com os jagunços que semeavam o terror nos embates pela posse da terra numa época sem lei e sem justiça.

“Em duas oportunidades fui obrigado a fugir. A jagunçada estava armada até os dentes. E havia muito crime aqui. Na época, a vida da gente não valia muito”, confidenciou há muitos anos em depoimento ao jornalista Carlos Sperança.

Conquistas e família

Dentre suas conquistas de Octacilio Mion como prefeito estão a Fecivel, embrião da hoje Universidade do Oeste, a criação do serviço de água e esgoto, o primeiro Distrito Industrial, conclusão e inauguração da usina hidrelétrica do rio Melissa e a urbanização da Avenida Brasil. Casado com Carolina Formighieri Mion, irmã do primeiro prefeito de Cascavel, José Neves Formighieri, Mion teve seis filhos: José Marcos, Carlos Alberto, Marco Aurélio, Paulo Roberto, Octacílio Jr e Luiz Maurício.