Cotidiano

Luma Costa conta que o marido ama suas mudanças de visual: ?Ele diz que é poligâmico?

RIO – Quem te viu, quem te vê! Morena, sob os óculos de grau e o visual recatadíssimo de Elisa em ?Sol Nascente?, Luma Costa em nada lembra a ousada Odete Roitman, personagem que interpretou por três anos e meio em ?Pé na cova?. A atriz foi de um extremo ao outro: da stripper à beata.

? Está todo mundo chocado com a mudança. E eu, muito feliz. É artisticamente incrível poder fazer trabalhos tão diferentes em sequência. No seriado, eram várias tramas em semanas diferentes. Agora, tenho a possibilidade de contar uma grande história. Voltar para uma novela é mudar de ares, não só no visual. Com a caracterização, então, a sensação em cena é outra ? afirma Luma, que colocou megahair e escureceu os fios para o novo trabalho: ? É legal me transformar! Meu marido adora, diz que ele é poligâmico de uma mulher só. A cada hora eu chego em casa de um jeito diferente…

Na trama das seis, Elisa forma uma dupla atrapalhada com Damasceno (Emílio Orciollo Netto). O detetive e sua assistente são parceiros numa investigação internacional para encontrar Geppina (Aracy Balabanian), a mando da máfia italiana.

? Elisa se esconde atrás de um disfarce, é misteriosa. Nem eu sei até agora qual é a dela. É pudica e, ao mesmo tempo, superdivertida ? analisa a atriz, revelando mais detalhes da personagem: ? Ela nunca namorou, quer se manter pura. Sabe de cór todos os nomes de santos e louvores da igreja, leu a Bíblia toda oito vezes e diz que sua boca não foi feita para beijar, mas para orar.

Algum indício de a personagem dar uma virada ao longo dos capítulos?

? A princípio, não. É claro que as pessoas tendem a desconfiar: ?Ah, essa beata aí vai acabar virando uma safada!?. Mas ela não me parece dúbia, e não há nenhuma indicação no texto. Com as investidas de Damasceno, pode ser que ela baixe a guarda, retribua. Mas, se rolar, vai ser espontâneo.

E, se Elisa está muito distante de Odete Roitman, Luma, de 28 anos, logo descobriu coincidências entre ela e a nova personagem:

? Elisa era também o nome da minha bisavó. A sinopse da novela diz que ela nasceu em 13 de junho, dia de Santo Antônio. Meu filho (de 2 anos) chegou ao mundo nesse mesmo dia, e se chama Antônio. E eu andei muito tempo com a imagem do santo na carteira. Minha irmã sempre me dizia que ele ia me proteger e fazer eu me casar bem cedo. Não deu outra: com 20 anos, eu já estava com o meu marido

Chef é piada pronta

Casada com o empresário Leonardo Martins, de 37 anos, Luma Costa engravidou de Antônio ainda durante as gravações de ?Pé na cova?. A barriga crescida foi incorporada à trama de Odete Roitman e ela trabalhou até dois dias antes do parto. Agora, o desejo de dar uma irmãzinha ao pequeno vai ficar em suspenso.

? Sempre quis um casal de filhos. Só que estou focada no trabalho neste e no próximo ano. Depois, com calma, penso numa segunda gravidez ? afirma ela, contando que Antônio já demonstra talento artístico: ? Ele adora cantar! É uma delícia ter uma criaturinha maravilhosa dessa em casa! Nosso filho só traz coisas boas para a nossa vida, renovou as energias do casamento, uniu a família toda.

Em março, Luma ainda surgirá nos cinemas no longa ?Duas de mim?, de Cininha de Paula. Mais uma personagem cômica em sua carreira…

? Helena é uma chef de cozinha. A piada já começa por aí: eu não sei fazer nem um ovo mexido! Fiz laboratório para o filme, mas continuo sem cozinhar nada. Até miojo eu queimo, é um desastre.