Cotidiano

Lula tenta alavancar votos para Haddad na periferia de São Paulo

201609251238332680.jpgSÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi à periferia de São Paulo para tentar ganhar votos para o candidato à reeleição da capital paulista, Fernando Haddad, o quarto colocado nas pesquisas de intenção de votos. Em seu discurso, destacou que apenas uma prefeitura petista terá interesse em fortalecer a educação fundamental e que é possível que o atual prefeito ganhar dez pontos nas intenções de voto nessa reta final, indo para o segundo turno.

? São Paulo não pode entrar em uma aventura e eleger um candidato que só fala em educação na época de eleição. O PT sempre saiu vitorioso na periferia de São Paulo ? disse, durante caminhada no Jardim da Conquista, zona leste da capital paulista.

Nas pesquisas de intenção de voto, Haddad não está à frente nas regiões mais periféricas, tradicional reduto de votos para candidaturas petistas.

Lula disse ainda ser curioso o atual momento do país e de São Paulo. Lembrou que diferentes correntes políticas já passaram pelo comando da capital paulista, mas a eleição ocorre em um momento, segundo ele, em que boa parte da população não apoia o atual governo.

? Você tem as manifestações na Paulista que são contra um governo que não foi democraticamente eleito. Gritam “fora, Temer”. Mas é estranho que são contra esse governo, mas votam nos três candidatos os apoiam ? afirmou, se referindo a Marta Suplicy (PMDB), João Doria Junior (PSDB) e Celso Russomano (PRB).

O ex-presidente ainda fez uma menção ao fato de ser réu em investigações que apuram atos de corrupção em empresas estatais.

? Não vou discutir o meu problema pessoal. Isso é para depois das eleições ? afirmou.

Haddad, que chegou atrasado para o ato de apoio a sua reeleição, destacou que as melhorias realizadas na região leste da cidade, como a construção de creches e instalação de lâmpadas de LED, sempre foram feitas em governos petistas.

? Todas as melhorias na zona leste foram feitas em governos do PT. Não tem alternativa às periferias que não seja os governos petistas ? disse, que chegou acompanhado do candidato à vice, Gabriel Chalita, e Eduardo Suplicy, que concorre a uma vaga na Câmara dos Vereadores.

O prefeito defendeu ainda que as propostas feitas pelos seus adversários já são medidas em vigor pela sua administração.

ATRASO

A caminhada no Jardim da Conquista estava marcada para as 11h. Lula chegou ao local às 11h35 e após tirar fotos com militantes, deu início a caminhada, ao meio-dia, mostrando incômodo com o atraso de Haddad, que participou antes de um evento do Sindicato dos Bancários.

? A militância é forte, mas todo mundo tem família e quer ficar com eles. Então vamos começar e depois o Haddad dá uma corridinha e alcança a gente ? disse, demonstrando um certo incômodo com o atraso do candidato.

Haddad chegou 15 minutos depois e subiu na caminhonete junto com Lula.

A uma semana das eleições, essa é a terceira vez que o ex-presidente participa de um ato da campanha de reeleição de Haddad.

Antes do início da caminhada, dirigentes do PT se posicionaram contra as discussões das reformas que estão em curso no âmbito federal, como a da previdência e trabalhista, e reforçaram que os adversários de Haddad fazem parte de partidos que apoiam essas mudanças.