Política

Lula se apresentará à PF neste sábado e deve chegar a Curitiba as 17h

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprirá neste sabado (7) determinação da Justiça e irá à sede da Polícia Federal em São Paulo, depois do ato religioso realizado a partir das 9h30 no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em homenagem a sua mulher, Marisa Letícia, que completaria 68 anos hoje se estivesse viva. A previsão de chegada de Lula a Curitiba é por volta das 17h.

Os advogados de defesa negociaram a ida de Lula com a Polícia Federal durante a madrugada deste sábado. A linha de negociação que se consolidou é que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se apresenta à PF em Curitiba, nem se entrega, nem se rende, nem vai resistir à prisão.

Pesou na decisão de Lula, de sua assessoria jurídica e de seus familiares o risco de que fosse decretada uma prisão preventiva, o que implicaria em uma detenção por período imprevisível e prejudicaria o julgamento da inconstitucionalidade da prisão após segunda instância.

Nas negociações, a PF não abriu mão de que a apresentação do ex-presidente fosse neste sábado. Apesar de não ter cumprido a ordem de apresentação à PF de Curitiba até às 17h desta sexta (6), como havia sido decretado pelo juiz Sergio Moro, Lula não é considerado foragido, visto que está desde quinta-feira na sede do sindicato, em local público, em ato de resistência e cercado de apoiadores.