Política

Lula pretende se entregar após missa de um ano de falecimento de Marisa Letícia, amanhã

A cúpula da Segurança Pública de São Paulo foi informada por fontes, que acompanham de perto a negociação para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregue à Polícia Federal, que o petista quer permanecer no Sindicato dos Metalúrgicos até o final da missa em homenagem a mulher.

A ex-primeira dama Marisa Letícia faria 68 anos neste sábado. Após a missa, os advogados informaram aos negociadores que o presidente pretende se entregar, mas quer permanecer em São Paulo e não ir a Curitiba. As negociações ainda não foram encerradas. 

Um dos mais próximos e antigos colaboradores de Lula, o ex-assessor da Presidência Gilberto Carvalho defendeu, em entrevista ao Estado, que a militância faça um cordão humano em torno do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo – onde o ex-presidente permanece desde a noite passada, sem falar ao público ou à imprensa.

Aliados informaram que o ex-presidente não vai viajar até Curitiba para se entregar à Polícia Federal, como determinou o juiz Sérgio Moro em . Muitos defendem que ele permaneça no reduto petista e aguarde a chegada da PF para prendê-lo. A defesa fez novo pedido de habeas corpus ao STJ.

MST organiza protestos com bloqueios em 50 estradas de mais de 20 Estados do País. Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão no processo do caso do triplex do Guarujá. Na madrugada da quinta-feira, o petista sofreu revés no Supremo Tribunal Federal (STF), que negou o pedido para que ele recorresse contra a condenação em liberdade até a última instância. 

Integrantes do grupo mais próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disseram ao Estado que ele vai aguardar na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC o cumprimento da ordem de prisão expedida pelo juiz Sérgio Moro.  

Saiba mais 

Termina prazo para Lula se apresentar à Polícia Federal em Curitiba

Lula não é considerado foragido, diz Justiça Federal