Cotidiano

Lula participa de campanha em São Bernardo e critica Temer

SÃO PAULO. Na véspera da eleição municipal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado de uma caminhada do candidato do PT em São Bernardo do Campo, Tarcisio Secoli. O líder petista criticou, durante o evento, o governo do presidente Michel Temer, classificado de ?golpista?.

Foi a primeiro ato de Lula na eleição da cidade onde vive este ano. O candidato do PT, estreante em eleições, enfrenta dificuldades na campanha por enfrentar dois adversários que já disputaram a prefeitura no passado e por ter problemas para arrecadar recursos. A caminhada teve início na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, dirigido pelo ex-presidente nos anos 1970, e seguiu até a catedral de São Bernardo.

Ao lado do próprio Tarcisio e do atual prefeito do município, Luiz Marinho (PT), Lula, vestido com uma camisa vermelha do PT, percorreu a maior parte do percurso numa caminhonete. No final desceu para caminhar ao lado dos militantes. Numa rápida fala, o ex-presidente criticou as medidas do governo Temer, como a reforma da Previdência e o projeto que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos.

? Tarcisio, você precisa ter em conta que, além de cuidar da cidade, vai ter que brigar com um governo golpista, um governo que está lá sem merecer e porque não foi eleito pelo povo.

Para Lula, a proposta de igualar a idade de aposentadoria de homens e mulheres vai prejudicar as mulheres mais pobres.

? Não é possível querer melhorar o Brasil aumentando o tempo de aposentadoria da mulher para 65 anos como eles querem. Talvez a mulher deles não tenha três jornadas de trabalho por dia, mas a mulher trabalhadora tem.

De acordo com o ex-presidente, ?quem governa o Brasil não conhece o Brasil e não sabe governar o adequadamente?. Lula ainda pediu que os petistas não aceitem provocação na hora de votar neste domingo.

? Amanhã, na hora de votar, é importante vocês saberem que urna não é lugar para depositar ódio ou preconceito. Urna é lugar para depositar esperanças e sonhos.