Cotidiano

Lula em Curitiba: PT fará de depoimento um grande ato político

Foi-se o tempo em que, no Brasil, quem se credenciava à vida pública tinha que ter uma vida pregressa sem manchas. A maior prova disso é que o PT, auxiliado por partidos e movimentos sociais alinhados ao seu modus operandi, transformarão o interrogatório de Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sergio Moro, confirmado para as 14h de hoje na sede da Justiça Federal em Curitiba, em um grande ato político já de olho na sucessão presidencial de 2018.

Intimado para esclarecer sobre o caso do triplex no Guarujá (SP), um de cinco inquéritos abertos contra ele como resultado das operações Lava Jato, Janus e Zelotes, o ex-presidente receberá uma manifestação de solidariedade que reunirá milhares de pessoas.

A programação elaborada pela Frente Brasil Popular começou já na manhã de ontem, quando integrantes do MST (Movimento dos Sem-Terra) realizaram um ato pela reforma agrária na BR-277. À tarde e à noite foram feitas conferências e plenárias para debater temas políticos e, por fim, uma vigília em praça pública e uma aula para debater a Lava Jato nas escadarias da UFPR.

 

PROGRAMAÇÃO

Para hoje, data do depoimento, os aliados de Lula realizarão encontros e assembleias pela manhã, no centro de Curitiba, e atividades culturais durante a tarde, na Praça Santos Andrade. A “Jornada de Lutas Pela Democracia”, como foi batizado o movimento, encerrará a programação com um ato político com as lideranças na Praça Santos Andrade.

SEGURANÇA REFORÇADA

Uma força conjunta de segurança foi formada para assegurar que não haja imprevistos antes, durante ou depois do interrogatório de Lula por Moro. As polícias Militar, Federal, Civil e Rodoviária Federal convocaram inclusive reforços do interior do Estado, que ficarão a postos até a meia-noite. Os pontos de concentração de manifestantes foram divididos em duas áreas para evitar confrontos: os favoráveis a Lula ficarão na Praça Santos Andrade e os contrários no Museu Oscar Niemeyer, mas ninguém poderá usar carros de som. Além disso, ninguém poderá invadir a área delimitada num raio de 150 metros do local do depoimento.