Cotidiano

Lufthansa suspende voos à Venezuela

FRANKFURT – A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou este domingo que vai suspender os voos à Venezuela devido à crise econômica e ao controle cambial vigente no país, afetado pela queda dos preços do petróleo. Atualmente, a empresa realiza três voos semanais entre Frankfurt e a capital venezuelana.

?Decidimos suspender a partir de 17 de junho os voos entre Frankfurt e Caracas até nova ordem?, indicou um porta-voz da companhia, segundo a agência de notícias AFP. ?Esta decisão se deve à situação econômica difícil e ao fato de que não é possível transferir moedas estrangeiras fora do país?.

O país enfrenta um controle de câmbio introduzido nos últimos anos, que impede a conversão das receitas locais de empresas estrangeiras em dólares para depois repatriá-los.

A Venezuela dispõe das maiores reservas de petróleo do mundo, mas atualmente enfrenta dificuldades diante da queda dos preços do petróleo, que responde por 96% das divisas. O governo tomou várias medidas de restrição de movimento de capitais.

A crise se reflete na escassez de produtos básicos, dos quais o governo já não pode pagar a importação, o que obriga os cidadãos a enfrentar filas em supermercados e a pior inflação do mundo: no ano passado, o índice de preços chegaram a subir 180%.

Neste contexto, o presidente Nicolás Maduro se depara com forte pressão da oposição, que busca organizar um referendo no fim do ano para revogar seu mandato, tendo como apoio os baixos níveis de popularidade no mandatário.