Cotidiano

Lucro líquido do Facebook quase triplica, para US$ 2,37 bilhões

FILES-US-ECONOMY-EARNINGS-FACEBOOK

SÃO FRANCISCO – Os anúncios em vídeos e o Instagram ajudaram o Facebook a registrar números recordes no terceiro trimestre. O lucro líquido da maior rede social do mundo quase triplicou, passando de US$ 891 milhões, no mesmo período de 2015, para US$ 2,37 bilhões. Já as vendas saltaram 56%, para US$ 7,01 bilhões, informou a empresa ontem, depois do fechamento do mercado americano.

Do total das vendas, 84% vieram de receita de publicidade em celulares ? o mesmo nível do segundo trimestre, mas acima do patamar de 2015, quando ficou em 78%.

Nos últimos quatro trimestres, as vendas da companhia avançaram mais de 50%. A empresa vem se expandindo para novas áreas, como a realidade virtual, mas sua fonte consistente de ganhos vem dos anúncios em dispositivos móveis. O Facebook expandiu essa atividade para a rede de compartilhamento de fotos Instagram, que começou a contribuir com o crescimento.

USUÁRIOS ENGAJADOS

Em setembro, o Facebook havia informado que a base de anúncios do Instagram tinha mais que dobrado, ultrapassando a marca de 500 mil. O aplicativo tinha cerca de 500 milhões de usuários em junho deste ano.

?Estamos fazendo progresso, dando prioridade ao vídeo em nosso app e executando nosso programa de tecnologia de dez anos?, disse em comunicado, o fundador e diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg.

? Enquanto o negócio principal continuar tão forte quanto está hoje, a tese geral não muda muito: eles têm uma tonelada de oportunidades ? disse Ben Schachter, analista da Macquarie Securities, antes da divulgação do resultado. ? O mobile continua a dominar.

Enquanto o Twitter tem dificuldades para atrair mais usuários e para mantê-los engajados, o Facebook informou ontem que 1,79 bilhão de pessoas usam mensalmente o site. O número representa uma alta de 16% em relação ao mesmo período de 2015.

AÇÕES CAEM ATÉ 7%

Dessas pessoas, mais de 90% acessam a rede social por meio de dispositivos móveis. E o número médio de usuários diários ficou 22% maior, somando 1,09 bilhão.

A expectativa é que o Facebook encerre 2016 com uma geração de US$ 22 bilhões em receitas com anúncios em dispositivos móveis, de acordo com a consultoria eMarketer ? um avanço de 67% ante 2015. A previsão é que a receita total com anúncios suba 52%, a US$ 26 bilhões.

Contudo, há questões sobre por quanto tempo o Facebook pode continuar a incrementar sua receita com publicidade em dispositivos móveis, uma vez que há limites para o número de anúncios que a rede social pode mostrar para cada usuário. A própria empresa alertou ontem que esse crescimento pode desacelerar. Com isso, suas ações chegaram a cair 7% no after market (após o fechamento do pregão), a US$ 118,42%.