Cotidiano

Lucro do Santander avança quase 10% no Brasil e 4% no mundo

SANTANDER-RESULTS_MADRI – O Banco Santander reportou nesta quarta-feira um aumento de 4% no lucro líquido de 2016, conforme resultados melhores no Brasil ajudaram a compensar performance mais fraca no Reino Unido.

Santander 25

Maior banco da zona do euro em valor de mercado, o grupo Santander obteve lucro líquido de ? 6,2 bilhões (US$ 6,65 bilhões de dólares) em 2016, superando a expectativa média de analistas ouvidos pela Thompson Reuters, de ? 6,12 bilhões. Considerando o padrão contábil espanhol, o Santander apurou lucro líquido de ? 1,786 bilhão no Brasil em 2016, cifra 9,5% maior ante 2015. O desempenho melhor no Brasil e em outros mercados da América Latina ajudou o banco a lidar com um aperto das margens na Europa.

Somente no quarto trimestre, o lucro líquido do banco no mundo foi de ? 1,6 bilhão, bem superior ao de ? 25 milhões do mesmo trimestre de 2015, quando o resultado foi afetado por uma compensação de ? 600 milhões no Reino Unido.

No Reino Unido, segundo principal mercado para o Santander depois do Brasil, o lucro líquido do banco caiu quase 15% em 2016, para ? 1,68 bilhão, devido principalmente à depreciação da libra esterlina, que despencou para o nível mais baixo em quase três décadas após o voto pelo Brexit em junho do ano passado.

O Santander ainda reiterou nesta quarta-feira as metas para 2018. “No futuro, temos muitas oportunidades para crescer de modo lucrativo na Europa e nas Américas num ambiente que esperamos que será volátil, mas em geral melhor do que foi 2016 em nossos principais mercados”, disse a presidente do grupo Santander, Ana Botín.

Diferentemente da maior parte dos bancos espanhóis, o Santander não deve ser prejudicado por uma recente decisão judicial na Europa que pode forçar outras instituições a reembolsar os clientes em até 4 bilhões de euros por hipotecas concedidas com taxas mínimas de juro não claramente explicadas.