Cotidiano

Lúcio e Tita defendem administração eficaz

Secretarias devem ser reduzidas e incorporadas, com a finalidade de minimizar custos públicos, apesar da boa economia do município

Toledo – A administração pública precisa ser eficaz. Na futura gestão de Lúcio de Marchi e Tita Furlan, em Toledo, eleitos prefeito e vice-prefeito, respectivamente, no último dia 2 de outubro, quando Lúcio recebeu 42.733 votos, mesmo com uma economia forte e um dos municípios que mais se destacam no agronegócio brasileiro, a área financeira do setor público municipal vai receber atenção especial. O objetivo é garantir cada vez mais eficiência, com números constantemente avaliados em busca dos melhores resultados. Isso para assegurar que o município se mantenha em uma escala ascendente em termos econômicos.

Outra área que estabelecida como prioridade dos novos gestores é a saúde, que aliás terá atenção especial desde o primeiro dia de trabalho na gestão de Lúcio e Tita, incluindo a reabertura do Mini-hospital da Grande Pioneiro já no primeiro ano de mandato. Mas, como ressalta o prefeito eleito Lúcio de Marchi, não basta reabrir o Mini-hospital, pois é preciso também equipar a estrutura para funcionar como um Hospital Municipal de verdade, 24 horas. “Queremos fazer uma grande revolução no setor e reduzir as filas nas especialidades porque queremos a Saúde de Toledo de volta. Vamos colocar em funcionamento o Hospital Regional, ampliando a estrutura de saúde pública para melhor atender a nossa população”, comenta Lúcio.

No plano de governo a área está contemplada na meta dez: proporcionar condições favoráveis para a implantação de uma gestão gerencial, tornando-a ágil, eficiente e eficaz, orientada sempre pelos princípios da administração pública. O plano possui 29 ações que permitirão o alcance dessa meta, conforme o prefeito eleito.

Os novos gestores que assumem em janeiro observam que a população mais deseja de uma administração pública é eficiência, ou seja, cumprir com suas obrigações, otimizando os recursos públicos. Por isso, a futura gestão Lúcio e Tita vai rever a estrutura administrativa municipal. Secretarias e assessorias serão reduzidas e incorporadas para que os custos sejam minimizados. Por outro lado, está programada a transformação da Assessoria Jurídica da Prefeitura em Procuradoria Jurídica, com a criação da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Pública Municipal.

Para combater qualquer ato ilícito na administração, será dada plena autonomia ao Controle Interno, criando nele o Departamento de Auditoria, a fim de coibir práticas atentatórias aos princípios da Administração Pública.

Central de compras

Com o objetivo de otimizar os recursos públicos, também será implementada uma Central de Compras, o que deve aumentar a agilidade e a economia nestes procedimentos da administração pública e a priorização das compras à vista, proporcionando assim redução nos custos.

Também está programado o fortalecimento da Emdur, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano, como empresa pública estratégica a serviço da qualificação da infraestrutura do município, direcionando-a para outras atividades da administração pública.

VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR

O servidor público é peça fundamental da administração municipal. Lúcio e Tita sabem que ao valorizá-los, a gestão está assegurando serviços de melhor qualidade à população. Sendo assim, diversas ações estão previstas, como a manutenção permanente com as entidades representativas dos servidores para a avaliação e levantamento de possibilidades de melhorias nos serviços e nas carreiras, assim como a consolidação do Programa de Incentivo ao Servidor Público por meio da realização de eventos como: Acolhida aos Novos Servidores Públicos, Homenagem aos Servidores Aposentados, Homenagem aos Servidores por Tempo de Dedicação e outros.

Também está programada a manutenção do Vale Alimentação, o desenvolvimento do Programa de Saúde do Servidor, que consiste em ações educativas de prevenção e tratamento e o fortalecimento do Programa de Incentivo à Habitação para os servidores públicos.

As questões financeiras também receberão atenção, e será mantida uma política de atualização e melhoria salarial, com a reposição anual das perdas e concessão de ganho real, além de ser contratada uma empresa, com acompanhamento dos representantes dos servidores, para a revisão do Plano de Cargos e Salários e o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais. Ainda está previsto o fortalecimento e descentralização da Comissão de Avaliação de Progressões, para garantir agilidade aos processos de progressão.

Outras ações programam a qualificação, como o fortalecimento ao Programa Escola de Governo, a avaliação dos serviços, com encontros periódicos dos servidores e ainda a atualização dos quadros dos serviços através da realização de concursos públicos.

ESTRUTURAS PÚBLICAS

Os espaços públicos da administração de Toledo serão melhorados. Entre as ações propostas está a ampliação da estrutura física do Paço Municipal, concentrando as secretarias e os órgãos da administração pública, permitindo melhor eficiência e redução operacional. Prevista, também, a construção, na Avenida J.J. Muraro, de um novo, amplo e moderno almoxarifado central, que permita estoque amplo e eficiente dos medicamentos e todos os produtos necessários para o pleno funcionamento da máquina pública, com gerenciamento e controle de todos os seus itens e consequentemente a adequação do atual para a finalidade de arquivo municipal.

Prevista, ainda, na nova gestão, a aceleração do processo de digitalização de documentos da administração pública, com investimentos em Tecnologia da Informação, a fim de viabilizar a modernização da gestão e a avaliação da qualidade dos serviços públicos e a digitalização da documentação dos servidores públicos, para maior agilidade e segurança nos procedimentos.