Cotidiano

Lucasfilm processa academia que ensina a lutar com sabre de luz

saberclass02.jpgRIO ? Os interessados em se transformar em jedis na vida real podem perder a academia onde aprendem e praticam luta com sabres de luz. A Luscasfilm, detentora dos direitos da franquia “Star wars”, entrou com um processo contra Michael Brown, ou Flynn Michael, suposto dono de diversos sites que anunciam as aulas, incluindo o New York Jedi e a Lightsaber Academy. Ewan McGregor – Star Wars

A ação, registrada na última sexta-feira, alega que os direitos sobre diversas marcas de propriedade da Lucasfilm foram infringidos, incluindo “jedi” e “sabre de luz”. Os advogados ainda mostram que Brown solicitou o registro da marca, bem como de uma logo “praticamente igual” à da ordem dos Jedis original. Eles requerem que os registros não sejam concedidos, pois se trataria de “competição injusta”, além de indenização por perdas e danos, em um valor que pode chegar a US$ 2 milhões.

O site da Lightsaber afirma se tratar de um consórcio com mais de 350 academias globalmente, e que trabalha com aulas de teoria, combate cênico e duelo esportivo. Há ainda explicações sobre que materiais usar para construir seu próprio sabre de luz, incluindo detalhes sobre o tipos diferentes de punho.

A Lightsaber também anuncia certificações para instrutores, todas baseadas nos oito princípios desenvolvidos pela academia: segurança, respeito, mecânica corporal, posturas e trabalho com os pés, golpes básicos, defesa, alcance e mobilidade, e movimento e forma. Além disso, há um aplicativo para que os aspirantes a jedi possam encontrar instrutores certificados.

Já o New York Jedi se apresenta como uma comunidade de cosplayers, lutadores de artes marciais e professores. Além de divulgar as aulas oferecidas pelo grupo, o site também tem links para diferentes fabricantes de sabres de luz. Confira abaixo o trabalho dos caras:

Aulas de jedi