Cotidiano

Lua nova anuncia tempo sagrado para islâmicos

Toledo – Assim que a lua nova for avistada, o Ramadã começa e será celebrado por 30 dias pela Comunidade Islâmica em todo o mundo. Por depender do calendário lunar, deve começar entre hoje e amanhã, acompanhando o fuso horário. Na região oeste do Paraná, estima-se que 2 mil pessoas professem o islamismo, boa parte deles concentrada em Toledo e Foz do Iguaçu.

A chegada de refugiados e estrangeiros de diferentes etnias aumentou a população mulçumana e provocou reversões, inclusive de brasileiros, que aderiram ao islamismo. Foz do Iguaçu reúne o maior número de mulçumanos, mas não existe um senso atualizado.

Durante esse tempo de comemoração e resignação, as orações e as reuniões serão mais intensas. Em todo canto do mundo diferentes povos estarão atentos e aplicados às raízes de suas crenças.

O líder da Comunidade em Toledo é o Íman, Serigne Cheikh Bousso. Ele conta que o mês de Ramadã se refere ao período em que foi revelado o Alcorão – orientação para a humanidade e evidência de discernimento. Em suas páginas, o Alcorão revela uma importante missão: “O tempo é conhecido como um período de purificar a alma, buscar uma aproximação de Deus. Além da prática do autossacrifício através da privação e da fome, o Ramadã é muito mais do que não comer e beber. Esse é o momento de pedir paz para todos os povos”, explica.

Valores

Serigne revela que o principal propósito do Ramadã é levar cada muçulmano a refletir sobre alguns valores como solidariedade, consolação e generosidade; incentivá-los a praticar boas ações e demonstrar afeição para com os necessitados e os pobres. “É a melhor época para se revelar o espírito comunitário islâmico e praticar os princípios da igualdade social”. E acrescenta: “Nesse tempo todos somos iguais, ricos, pobres. O coração e a mente voltados à prática do bem e uma vigília que vai além das ações e orienta o cuidado com os pensamentos e as rotinas”.

Segundo ele, o Islamismo é uma religião de paz e bem. “Muito diferente do que se houve falar em muitas partes do mundo, os irmãos e as irmãs não vivem nem praticam ou defendem o terrorismo. Muitas vezes esses grupos são confundidos com a religião, mas nenhuma dessas práticas é aceita pelos que vivem a origem do Islã”, afirma Serigne.

Depois de 30 dias, a Comunidade Islâmica fará uma festa para o término do jejum, quando grupo estará novamente reunido e será o momento de confraternizar a fé e agradecer as bênçãos recebidas, entre elas a promoção da paz. Neste momento, idiomas, receitas, etnias e orações se misturam em um ritual de esperança e devoção.

Noite do Decreto: um momento especial

Durante o Ramadã também se comemora a Noite do Decreto. Foi nessa ocasião em que o Alcorão foi revelado ao profeta Mohammad. Acredita-se que essa noite seja um dos dez últimos dias ímpares de Ramadã. Nesse breve momento, as preces são pelos pedidos mais difíceis, as guerras cessam para que a paz seja o pedido coletivo.

Serigne Cheikh Bousso conta que um momento ainda mais sagrado e especial será comemorado pela Comunidade. “A melhor noite do ano é Noite do Decreto, que significa o fim da era da jahiliya [ignorância] e o começo da mensagem final de Deus para a sua criação. É um marco na separação entre as trevas e a luz, entre a ignorância e o saber, entre a falsidade e a verdade”, explica.

A história revela, segundo o líder, que o profeta Muhammad confirmou a importância da Noite do Decreto: “Aquele que jejuar durante o Ramadã, com fé, buscando a recompensa de Deus, terá seus pecados passados perdoados; aquele que orar durante as noites de Ramadã, com fé, buscando a recompensa de Deus, terá os seus pecados passados perdoados; e aquele que passar a Noite do Decreto em vigília, com fé, buscando a recompensa de Deus, terá os seus pecados passados perdoados”, afirma.

“Este é um tempo especial para que os muçulmanos se unam como uma comunidade. Devemos nos comprometer com a utilização desse tempo para visitar os amigos e os parentes, resolver rusgas passadas, e reconhecer as nossas metas comuns”, ressalta.

“As bênçãos acompanham as renúncias que fazemos, trazendo um clima de muita alegria e devoção para cada um dos membros. O tempo de desejar que a paz e a felicidade possam se concretizar em cada vida”, acrescenta Serigne.