Cotidiano

Lote de ácido acetilsalicílico é suspenso pela Anvisa

Medicamentoss _Anvisa.jpgRIO ? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu o lote 0015898, com validade até junho de 2017, do medicamento Dormec (ácido acetilsalicílico), comprimido 100mg, fabricado pela Indústria de Medicamentos Custódia Ltda (IMEC). O laboratório Central Dr. Almino Fernandes, do Rio Grande do Norte (Lacen/RN) enviou para a agência reguladora um laudo de análise que apresenta dados insatisfatórios.

No laudo, a dissolução está abaixo da exigida pela Farmacopeia Brasileira. Além disso, o laudo apresenta irregularidades na rotulagem e o medicamento não informa a faixa etária mínima para uso. No dia 7 deste mês, a Anvisa suspendeu o lote 0017456, com validade em março de 2018, do mesmo medicamento. A interdição veio após laudo enviado pelo laboratório Central Dr. Almino Fernandes, do Rio Grande do Norte (Lacen/RN).

O laudo também apontou um resultado insatisfatório no ensaio de dissolução, com resultados abaixo do especificado na Farmacopeia Brasileira. O rótulo do produto também apresentava problemas por não trazer a indicação de restrição de uso de faixa etária que deve vir com a expressão ?USO PEDIÁTRICO ACIMA DE xx?.

A interdição tem prazo de 90 dias e durante este período o produto não deve ser comercializado ou utilizado no país.

A reportagem tentou contato por telefone e e-mail, mas a empresa ainda não se manifestou.