Cotidiano

Loja de conveniência coreana lança sorvete que cura ressaca

SEOUL – Os sul-coreanos, maiores consumidores de álcool da Ásia, agora podem acalmar-se depois de uma grande noite fora com sorvete de combate a ressaca. Uma cadeia de lojas de conveniência, lançou o Gyeondyo-bar, que se traduz como “pendurar lá” e de acordo com a empresa é a primeira barra de sorvete comercializado especificamente para combater os efeitos pós consumo de álcool. Ele chegou às prateleiras nesta sexta-feira.

Beber, muitas vezes em grupos de colegas de trabalho, é um grande negócio na Coreia do Sul, e por isso produtos que prometem curar a ressaca, geram cerca de US$ 126 milhões em vendas anuais, de acordo com dados da indústria, que vão desde pílulas e bebidas para cosméticos para as mulheres que querem manter a sua pele macia depois de uma noite embriagada.

Essas curas exclui a “sopa de ressaca” que é um grampo de menus de restaurantes coreanos. A Coreia do Sul também está exportando seus remédios. Sua bebida contra a ressaca mais popular, Hut-gae Estado, feita por uma unidade do conglomerado CJ Corp, é vendida na China, Japão e Vietnã desde 2014. A bebida também aparece no popular vídeo musical de 2014 “Hangover”, pelo coreano popstar Psy e rapper norte-americano Snoop Dogg.

Os sul-coreanos bebem 12,3 litros de álcool por ano, a maioria na Ásia-Pacífico, de acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde de 2014. Um estudo realizado pelo Instituto de Política de Seguro de Saúde Nacional da Coreia do Sul estimou que o custo social da bebida, incluindo a produção perdida, hospitalizações e mortes prematuras, foi de cerca de 9,45 trilhões de wons em 2013.

O nome da barra de sorvete “expressa as dificuldades de empregados que têm que sofrer no dia de trabalho depois de beber pesado, bem como para proporcionar conforto para eles”, disse a cadeia de lojas de conveniência WithMe FS, uma unidade de E-Mart Co Ltd, parte do conglomerado Grupo Shinsegae, em um comunicado de imprensa.

A sobremesa com sabor de grapefruit contém um remédio para ressaca tradicional citado em um livro de medicina coreana do século 17 que está incluído no poções populares para ressaca.